Em Rondônia, MPF aumentou produtividade durante período de teletrabalho

Em comparação com o período de abril a setembro de 2019, neste ano cresceram números de atendimentos, recomendações, investigações instauradas, petições iniciais e manifestações

MPF/Foto: Ilustração: Ascom MPF/RO
Publicada em 27 de outubro de 2020 às 13:54

O Ministério Público Federal (MPF) aumentou a produtividade nas suas unidades localizadas em Rondônia durante o período de trabalho remoto geral decorrente do isolamento social imposto pela pandemia da covid-19. A modalidade de teletrabalho foi necessária como medida preventiva contra a pandemia ocasionada pelo coronavírus.

De abril até setembro de 2020, em Rondônia, o MPF aumentou em 243% o número de recomendações expedidas. Já o número de atendimentos da Sala da Cidadania, que atende diretamente as pessoas que procuram o órgão, teve aumento de 60% em comparação com o mesmo período do ano passado. O número de procedimentos instaurados (investigações iniciadas) também cresceu 24% em relação a 2019. As atuações extrajudiciais aumentaram cerca de 16%. A quantidade de denúncias propostas (ações penais) praticamente se manteve, registrando 2% a menos que o ano passado. O total de petições iniciais cresceu 44% e o de outras manifestações aumentou 1,5%.

Todos os números refletem o trabalho do MPF no combate à corrupção, na repressão à criminalidade, na fiscalização da lisura eleitoral, assim como na indução positiva de políticas públicas voltadas ao enfrentamento de doenças, inclusive, a própria covid-19. A atuação do MPF também tem ocorrido na implementação da reforma agrária, na defesa do meio ambiente e das minorias, na defesa do consumidor, na educação, dentre outros interesses da sociedade.

De acordo com a procuradora-chefe do MPF em Rondônia, Daniela Lopes de Faria, “houve um esforço coletivo de quem trabalha nas unidades em Porto Velho, Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Vilhena, que resultou neste aumento da produtividade, mesmo neste período difícil para todos e ainda com a adaptação ao trabalho remoto. O engajamento e a dedicação da equipe superaram as dificuldades, em benefício da sociedade”.

Retorno gradual – As atividades presenciais no MPF em Rondônia retornarão gradualmente a partir de 4 de novembro, em horário reduzido das 8h às 12h. As pessoas que entrarem nas unidades do MPF serão submetidas a protocolos sanitários com o objetivo de prevenir a covid-19.

O retorno gradual servirá para atender às demandas que decorrerem da retomada dos prazos e da movimentação de processos judiciais, administrativos e inquéritos policiais em meio físico. A prioridade será para os setores que demandam a presença física na unidade para a execução dos serviços, como a Sala da Cidadania, Protocolo, Coordenadoria Jurídica e Setor de Transporte. O atendimento remoto ainda será o mais aconselhável e o atendimento presencial será adotado apenas quando estritamente necessário.

O retorno dos serviços presenciais será limitado a 25% do total de pessoal de cada unidade. Servidores, procuradores, estagiários e colaboradores que forem portadores de doenças respiratórias crônicas, gestantes, pessoas com filhos menores de 24 meses ou que vivem com idosos ou portadores de doenças crônicas que as tornem vulneráveis à covid-19, maiores de 60 anos, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos deverão continuar em teletrabalho.

Contatos do MPF:

Horário de atendimento das 8h às 15h de segunda a sexta-feira.

Recepção: (69) 3216-0500

Sala da Cidadania: [email protected] / (69) 3216-0519 ou 3216-0599

MPF Serviços: https://portal-desenv.mpf.mp.br/mpfservicos

Íntegra da portaria de retorno gradual ao trabalho presencial

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Resenha Política, por Robson Oliveira

Resenha Política, por Robson Oliveira

Os concorrentes que fiquem espertos, basta lembrar ao eleitor que pouco tempo atrás o Breno que hoje atira pedra é o mesmo que recentemente defendia o prefeito com unhas e dentes, antes de ser demitido do cargo de chefe de gabinete