Embrapa Rondônia leva tecnologias digitais para a Famato Embrapa Show em Cuiabá

Dentre os 19 aplicativos (app) em exposição, dois foram desenvolvidos por pesquisadores da Embrapa Rondônia, que expõe também dois dispositivos na categoria Réguas e Sensores

Embrapa Rondônia/Foto: Rhuan Lima
Publicada em 25 de junho de 2022 às 11:21
Embrapa Rondônia leva tecnologias digitais para a Famato Embrapa Show em Cuiabá

Até ontem (24), 18 Unidades Descentralizadas apresentam mais de 60 soluções tecnológicas desenvolvidas por unidades da Embrapa, na Famato Embrapa Show, realizada em Cuiabá (MT). Esse é um indicador de quanto a tecnologia digital tem crescido e cada vez mais, passa a fazer parte do cotidiano do produtor rural, com destaque para os aplicativos para dispositivos móveis (App) desenvolvidos com o objetivo de auxiliar homens e mulheres do campo a produzirem de forma ainda mais eficiente e sustentável.

Na abertura do evento, na noite de 22 de junho, o diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Guy Capdeville disse “... nós somos referência internacional em relação às tecnologias e, nesta feira, vamos mostrar as soluções, pesquisas e os trabalhos que desenvolvemos ao longo de anos”, afirmou Capdeville.

A Famato Embrapa Show possui dois ambientes com atrações simultâneas; um circuito de minipalestras e a Mostra de Tecnologia, com show-room de aplicativos, equipamentos, produtos, cultivares e protocolos de produção.

Rondônia na Mostra Tecnológica

Próximo de completar 47 anos de sua instalação no estado de Rondônia, a Embrapa Rondônia tem acompanhado os avanços tecnológicos dessa área e colocado à disposição dos produtores rurais produtos que respondem as suas necessidades de otimizar a produção pecuária de corte e leite.

Os espaços de exposição da Mostra de Tecnologias são denominados de ilhas.  Todo o conjunto de informaçoes compõem um arquipélago com 7 ilhas tecnológicas:  1-Aplicativos, 2-Posters e Trabalhos Técnicos, 3- Tecnologias ambientais, 4- Réguas e Sensores, 5- Cultivares, 6- Forrageiras e 7- Produtos Biológicos.

Dentre os materiais em exposição pela Embrapa Rondônia três deles foram desenvolvidos pelo pesquisador Luiz Pfeiffer, que é um dos representantes da empresa no evento. Essa é a primeira edição da feira, mas a expectativa é de que ela volte a acontecer nos próximos anos.

Na percepção de Pfeifer: “... nesse tipo de evento há um público com um comportamento diferenciado. Não se trata de um produtor que vem interessado em um produto específico, são pessoas que ao passar pelo estandes, nas ilhas, chegam com uma pergunta: - o que vocês tem pra me mostrar?”.

A pergunta denota a curiosidade pelas soluções da pesquisa tecnológicas. O que Pfeifer tem para mostrar nos estandes da Feira, são tecnologias para o sistema produtivo de gado de leite e gado de corte. Na Ilha de Tecnologias Digitais, o pesquisador apresenta o + Leite, aplicativo que auxilia na realização do diagnóstico produtivo da fazenda leiteira de forma rápida, simples e intuitiva. Com o uso do aplicativo, em apenas uma visita, no tempo necessário para o técnico avaliar todas as vacas do rebanho, já é possível obter o diagnóstico zootécnico.  . Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com o Instituto Federal de Rondônia.

Já na Ilha de Réguas e Sensores, Luiz Pfeiffer apresenta mais duas soluções tecnológicas:  SAGABov - é um instrumento que avalia o acabamento de carcaça do animal vivo. Trata-se de um dispositivo prático, através do qual o próprio produtor pode avaliar, de forma rápida e precisa, o acabamento da carcaça dos bovinos destinados ao abate, o que determina a qualidade da carne bovina.

VETSCORE - dispositivo que avalia a condição corporal de fêmeas bovinas, permitindo ao produtor fazer correções no manejo alimentar.  Permite ao produtor fazer correções no manejo alimentar buscando maior retorno produtivo e financeiro.

Outro aplicativo em exposição pela Embrapa Rondônia é o Arbopasto desenvolvido por uma equipe liderada pela pesquisadora Ana Karina Salman, o Arbopasto auxilia o produtor a escolher as espécies de árvores mais adequadas à cada pastagem. Nele, são disponibilizadas informações de 51 espécies arbóreas nativas da Amazônia Ocidental, de forma rápida e intuitiva. No aplicativo, as espécies arbóreas são apresentadas com fotos para facilitar a identificação delas.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook