Empréstimo Auxílio Brasil: como funciona e quais as opções?

No artigo a seguir, você conhecerá mais sobre essa modalidade de crédito e verá as principais instituições financeiras que oferecem esse empréstimo

Tudorondonia
Publicada em 21 de dezembro de 2022 às 10:11
Empréstimo Auxílio Brasil: como funciona e quais as opções?

Recentemente, o Governo Federal lançou o empréstimo Auxílio Brasil, uma modalidade de crédito feita especialmente para as famílias que recebem o benefício.

A ação foi feita para permitir que essas famílias consigam acesso ao crédito, já que as demais modalidades de empréstimo geralmente não as aprovam na análise de crédito.

Dessa forma, a partir do empréstimo Auxílio Brasil elas conseguem ser aprovadas e receber o crédito de que precisam para seguir realizando seus projetos.

No artigo a seguir, você conhecerá mais sobre essa modalidade de crédito e verá as principais instituições financeiras que oferecem esse empréstimo.

O que é empréstimo Auxílio Brasil?

Em resumo, o empréstimo Auxílio Brasil é uma modalidade de crédito consignado criada especialmente para os beneficiários do programa.

Por ser um empréstimo consignado, as famílias conseguem acessar uma taxa de juros mais baixa a partir dessa modalidade do que outras opções do mercado, como o empréstimo pessoal.

Dessa forma, ao acessar o crédito consignado Auxílio Brasil, as famílias conseguem ter o dinheiro que precisam para usar como quiserem.

Como funciona o empréstimo Auxílio Brasil?

Por se tratar de um crédito consignado, muitas pessoas podem ficar na dúvida sobre como esse empréstimo funciona.

Mas, na prática, o empréstimo consignado funciona de maneira parecida às outras modalidades no momento de contratá-lo. Ele só se diferencia dos demais no momento de realizar o pagamento das parcelas.

Assim, quem contrata um empréstimo consignado tem o valor das parcelas descontadas automaticamente da sua folha de pagamento. No caso do empréstimo Auxílio Brasil, o valor será descontado do benefício da família.

O desconto realizado aqui utiliza até 40% do valor do benefício e acontece de forma automática, sem que os familiares precisem emitir um boleto para pagá-lo.

Dessa forma, ele se torna uma opção muito mais prática. Além disso, por ter o pagamento feito de forma automática, as instituições financeiras conseguem liberar condições de pagamento e juros mais atraentes nessa modalidade.

Quem pode solicitar esse empréstimo consignado?

Para conseguir solicitar o empréstimo Auxílio Brasil, é preciso que você seja beneficiário do programa Auxílio Brasil ou do benefício da prestação continuada.

Esse é o único requisito que o governo adiciona para acessar esse crédito. No entanto, dependendo da instituição financeira que você for solicitar, pode ser necessário cumprir outros critérios para acessar o crédito.

Quais são as condições de crédito deste empréstimo?

Como falamos lá em cima, por se tratar de um crédito consignado, o empréstimo Auxílio Brasil consegue oferecer condições melhores para o solicitante.

E já podemos ver isso acontecendo na taxa de juros que é cobrada deste empréstimo. O governo limitou o valor para até 3,50% ao mês, mas existem instituições financeiras que cobram uma taxa até menor que essa!

Além disso, o prazo de pagamento do empréstimo também é interessante, onde as famílias têm até dois anos para quitar o empréstimo solicitado.

Por fim, também tem os valores de crédito que as famílias podem acessar. Aqui, o governo não estipulou um valor fixo, apenas informa que o valor da parcela não pode ultrapassar 40% do valor do benefício.

Sendo assim, o valor do crédito liberado vai depender do valor de benefício que a sua família recebe atualmente.

Quais são as opções de empréstimo consignado Auxílio Brasil?

Após o lançamento dessa modalidade de empréstimo, muitos bancos e instituições financeiras já começaram a ofertar o crédito entre os seus produtos financeiros.

De todos eles, destacamos abaixo a Caixa, a Crefisa e a plataforma do Meu Tudo para você conhecer melhor as condições que eles oferecem.

Caixa

A Caixa Econômica Federal foi um dos primeiros bancos a oferecer acesso ao empréstimo Auxílio Brasil.

Com eles, você consegue acessar uma taxa de juros de até 3,45% ao mês e pode ter parcelas baixas dependendo do crédito contratado. Aqui, a Caixa estipula que o valor mínimo da parcela é de R$ 15,00.

Para solicitar esse empréstimo, é preciso que o Responsável Familiar compareça à convocação do Ministério da Cidadania e que a família não possua uma data definida de término do recebimento do benefício, que é o caso de famílias em regra de emancipação.

Crefisa

A Crefisa é outra instituição financeira que está oferecendo o empréstimo Auxílio Brasil. A partir dela você consegue acessar juros baixos e pode acessar o valor do crédito de forma mais rápida na sua conta.

Nessa instituição, você pode parcelar o seu empréstimo e realizar a contratação do crédito mesmo se estiver negativado.

Meu Tudo

Por fim, você também pode solicitar o seu empréstimo Auxílio Brasil pela plataforma da Meu Tudo.

Assim, a partir dela você consegue acessar um crédito de, no mínimo, R$ 200,00 e ter juros baixos, de apenas 3,39% ao mês.

A saber, a solicitação do crédito pode ser feita a partir do site oficial da empresa, onde você pode simular os valores de crédito, da parcela e dos juros que podem ser aplicados na sua contratação.

Como solicitar esse empréstimo?

Agora que você conhece mais sobre esse empréstimo e as instituições que o oferecem, com certeza quer saber como solicitar o empréstimo Auxílio Brasil.

Para isso, você pode escolher entre as opções listadas acima de bancos e instituições financeiras que oferecem essa modalidade de crédito para contratação.

Dessa forma, você pode seguir solicitando o crédito a partir dos principais canais que elas oferecem, como pode ver abaixo:

Caixa: aplicativo Caixa Tem, Correspondentes Caixa Aqui, Agência Caixa e Unidades Lotéricas;

Crefisa: pelos telefones 11 3003-3376 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 273 3376 (para outras localidades) ou pelo WhatsApp Crefisa que é acessado no site da empresa;

Meu Tudo: acessando o site da plataforma e simulando o crédito.

Assim, ao entrar em um desses canais você já receberá a orientação que precisa para solicitar o seu empréstimo Auxílio Brasil.

E se você gostou desse artigo, não deixe de compartilhar com seus colegas e amigos para que eles conheçam essa modalidade de empréstimo.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook