Encerrado curso sobre emergência no trabalho na Escola do Legislativo

Alunos participaram da aula prática simulando acidente com feridos

Texto: Waldir Costa I Secom ALE/RO Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO
Publicada em 21 de setembro de 2023 às 17:58
Encerrado curso sobre emergência no trabalho na Escola do Legislativo

Curso visa a preparação dos servidores públicos e à população para o procedimento dos primeiros socorros (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO)

Durante duas semanas servidores da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) participaram de curso para saber como agir numa situação de emergência, como em caso de acidentes no trabalho com proporções elevadas e envolvendo várias pessoas. Foram 40 horas de aulas e a conclusão de procedimento prático simulando um acidente com várias vítimas.  

O curso, ministrado pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento de Educação de Rondônia, (Idep) foi aplicado na Escola do Legislativo (EL), mantida pela Alero, presidida pelo deputado Marcelo Cruz (Patriota). É resultado de uma parceria entre executivo e legislativo estadual. Durante duas semanas foram ministradas aulas teóricas sobre primeiros socorros pelo Idep e no encerramento com a participação de a instrutora Sâmia Pereira da Costa, que presta serviços no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, de Porto Velho.  

O curso, segundo Sâmia Costa, visa a preparação dos servidores públicos e à população para o procedimento dos primeiros socorros em uma situação de emergência envolvendo pessoas feridas. A fatalidade pode ocorrer em casa, na rua e também no trabalho. “As pessoas sabendo como agir nos primeiros socorros, podem garantir a vida dos envolvidos em um acidente grave aplicando os conhecimentos técnicos para a situação, até a chegada das equipes de emergência”, explica Sâmia.  

No caso de acidentes são fundamentais procedimentos corretos quando a pessoa se engasga ou tenha sangramento intenso. Os cuidados no atendimento e preparativos para o transporte aos prontos socorros são fundamentais. O curso é um caminho para se evitar óbitos em caso de acidentes devido à falta de conhecimento para a situação.  

Na manhã desta quinta-feira (21) foram aplicadas aulas práticas simulando acidentes no pátio e em frente da escola. Alunos e servidores da Alero e da EL participaram da simulação, que chamou a atenção de quem passava pelo local, devido a autenticidade da cena. Momento da maior importância para os alunos, que aplicaram o que aprenderam no curso durante a aula prática, elogiada pela instrutora Sâmia Costa, que acompanhou e orientou os participantes sobre os procedimentos emergenciais.  

O diretor-adjunto da escola dos deputados, Alexandre Silva, destacou o apoio do presidente Marcelo Cruz e dos demais integrantes da Mesa Diretora da Alero no apoio às ações da EL. “Ninguém imagina e nem quer passar por uma situação de emergência, mas estamos sujeitos, por isso o curso sobre primeiros socorros é da maior importância”, argumentou Alexandre.  

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook