Equipe de Expedito identifica perfis falsos criados para espalhar fake News

Assessoria jurídica está analisando os casos para entrar com ações por calúnia, injúria e difamação.

Assessoria
Publicada em 27 de agosto de 2018 às 10:21
Equipe de Expedito identifica perfis  falsos criados para espalhar fake News

A assessoria de mídias sociais da campanha da coligação “Rondônia, esperança de um novo tempo” identificou e repassou para a assessoria jurídica cinco perfis falsos criados numa rede social para atacar o candidato da coligação a governador, Expedito Junior, por meio de fake News, isto é, com a disseminação de notícias falsas. A coordenação de mídias sociais identificou alguns supostos criadores dos perfis falsos, contra quem o jurídico estuda o ingresso de ações por calúnia, injúria e difamação.

Diferente de páginas de humor, de paródias ou outras ‘brincadeiras’ no campo virtual, as chamadas fake News criam conteúdo intencionalmente falso, com o objetivo de prejudicar alguém. Uma das primeiras medidas da assessoria jurídica será acionar o Google e o Facebook para tirarem as páginas do ar, mas as ações judiciais serão movidas paralelamente.

As notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras e alcançam muito mais gente. A conclusão é do maior estudo já realizado sobre a disseminação de notícias falsas na internet, realizado por cientistas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), dos Estados Unidos publicado na revista Science.

Segundo o Manual de Investigação Cibernética à Luz do Marco Civil da Internet, no Brasil a Justiça já dispõe de poder para julgar e condenar conteúdos difamatórios ou caluniosos, sendo que no caso da Justiça Eleitoral o poder é ainda mais rápido. Pode agir antes e perguntar depois.

A divulgação da notícia falsa praticada com a intenção de ofender alguém, poderá configurar crime contra a honra: calúnia, injúria ou difamação, conforme previsão do Código Penal. Nesse caso, a assessoria jurídica da candidatura de Expedito Junior alerta para a possibilidade de as implicações penais não atingirem apenas os que criam e espalham falsidades pela internet, como também seus efeitos civis podem ser mais abrangentes, alcançando também aqueles que, de forma imprudente ou por má-fé, compartilham informações inverídicas.

Isto porque, de acordo com o Código Civil, qualquer pessoa que causar prejuízos (materiais ou morais) a outro, ainda que por negligência ou imprudência, comete ato ilícito, passível de responsabilização (pagamento de indenização, multa em caso descumprimento, retratação, etc).

O próprio  candidato Expedito Junior entrou em cena para pedir aos seus eleitores, simpatizantes e correligionários que ajudem a combater as fakes News, contestando as mentiras e repondo as verdades.

Comentários

  • 1
    image
    Valter Rossoni 27/08/2018

    Cuidado Expedito esse povo são loucos por poder

  • 2
    image
    Mabel vianna 27/08/2018

    Realmente esta um caos, estas pessoas ja foram em sua maioria identificados, e repassamos para o departamento jurídico, os voluntarios estão trabalhando 24 horas para combater estes abusos, temos feito campanha limpa e usamos oque existe de melhor para localizar os IP dos que agem financiados pir candidatos sem escrúpulos

  • 3
    image
    Sincero 27/08/2018

    ELEITOR,  NÃO VOTE EM QUEM PEGOU DINHEIRO DA SESAU,  PEGOU DINHEIRO DA HIDROELÉTRICA DE STO ANTÔNIO,  QUEM PEGOU DINHEIRO DO DER,  QUEM PEGOU DINHEIRO DA FUNASA,  QUEM PAGOU DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA. OPERAÇÃO DOMINÓ. 

  • 4
    image
    serafim pereira 27/08/2018

    Eu já vi esse filme antes, em 2014 quando o então candidado a reeleição ao governo de Robdônia Confúcio dizia que o Expedido era ficha suja, hoje está enlamiado até o pescoço, (FAÇA O QUE EU FALO, MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO).

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook