'Estamos abandonados': Nova Conquista recebe Raquel Donadon e relembra conquistas de gestões anteriores
Em reuniões na comunidade, Raquel e Pastor Zimermann ouviram relatos de falta de serviços públicos no local
Em Nova Conquista, pequenos agricultores, usuários da saúde pública e trabalhadores em geral lembraram que toda a infraestrutura da comunidade foi construída por gestões Donadon, tanto o asfalto, a iluminação, o poço artesiano, o posto de saúde e a escola, com gestões posteriores apenas dando manutenção ou fazendo pequenas melhorias. Os relatos de abandono do poder público no local atualmente foram feitos no último sábado, 17 de agosto, à professora federal e candidata à prefeita Raquel Donadon e seu vice, o pastor evangélico da Assembleia de Deus Luiz Zimermann, que estiveram na comunidade junto do candidato a vereador Luizão da Areia, todos do PRD.
“Aqui estamos abandonados, Nova Conquista só teve alguma coisa na época dos Donadons, ninguém fez mais nada aqui a não ser o Melki e outras gestões Donadon. O colégio, o poço artesiano, foi tudo eles que fizeram. Os outros que entraram não fizeram nada. Precisamos muito da Raquel porque tudo o que temos aqui foi o que eles fizeram", diz uma moradora da comunidade que pediu para ser gravada em vídeo, publicado nas redes sociais de Raquel.
Raquel destaca que além do asfalto, as gestões Donadon fizeram as primeiras ligações de energia elétrica, instalação de iluminação, o poço artesiano, o posto de saúde, a escola e sua ampliação, a quadra poliesportiva coberta, a base da Polícia Militar, bem como as primeiras linhas telefônicas e uma ambulância. “Praticamente tudo o que foi feito depois foi apenas manutenção ou pequenas melhorias, mas nenhuma nova infraestrutura foi criada, apesar de Nova Conquista ter crescido. O nome da escola, inclusive, Maria Paulina Donadon, é da minha querida avó. Esse olhar por quem mais precisa do poder público é algo que traremos de volta”, comenta Raquel.
As benfeitorias estruturantes foram importantes, mas em Nova Conquista Raquel lembra que recentemente, em 2017 e 2018, a então prefeita Rosani Donadon promoveu o encascalhamento das ruas, recuperação de estradas, compra de patrola, máquina PC, caminhão, retroescavadeira e vários equipamentos para atender a região. A escola também recebeu ampliação de cinco salas, reforma da quadra e banheiros no mesmo período.
Ainda secretária de Educação, Raquel também realizou, no mandato de Rosani, o primeiro desfile cívico da história da comunidade, em comemoração ao Dia da Independência. Da mesma forma, mais recentemente, no início de 2024, a deputada estadual Rosangela Donadon solicitou e o DER realizou a recuperação da RO-498, que liga Vilhena a Nova Conquista, incluindo patrolamento, encascalhamento, limpeza e abertura das laterais, além do levantamento do greide da estrada.
PROPOSTAS - Em Nova Conquista Raquel Donadon vai implantar uma subprefeitura. “Vamos construir uma estrutura lá, escolher junto da comunidade um subprefeito, deixar com ele equipamentos e máquinas para cuidar bem da região, estar imediatamente atento e próximo de todos para resolver os problemas mais facilmente. Iremos ainda ampliar a escola, intensificar o Porteira Adentro, criar serviços de odontologia lá, com dentistas no posto de saúde, e muito mais”, finaliza a professora.
Para Raquel e Pastor Zimermann, a zona rural não deve ser considerada com menos importância. “O agro em Vilhena é composto 80% por pequenos produtores, como os da região de Nova Conquista. Se desejamos ver um agronegócio pujante, alimentos bons e baratos para a população e famílias bem atendidas nas chácaras, temos que tratá-los como prioridade também”, destaca Luiz Carlos Zimermann.
Mariana Carvalho garante passarelas em Porto Velho com destinação de recursos
É mais segurança e preservação de vidas, além da redução de riscos de acidentes envolvendo pedestres
Eleições municipais: queda no número de candidaturas chega a 18%
É o menor número de candidatos concorrendo a vagas eletivas desde 2008. Mudanças na regras podem explicar redução
Rafael É O Fera está mesmo inelegível, decide justiça
Nesta segunda-feira, atendendo a Agravo de Instrumento impetrado pela Câmara Municipal, o desembargador Daniel Ribeiro Lagos restabeleceu a decisão do Tribunal de Justiça e com isso, o ex-vereador ficou mesmo inelegível
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook