Estrada de Ferro Madeira-Mamoré completa 110 anos
Local histórico passou por enorme revitalização
Empreendimento responsável pelo surgimento de Porto Velho, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) completa 110 anos neste dia 1º de agosto. Como forma de valorização do patrimônio histórico, o complexo passou por uma enorme revitalização.
Os trabalhos só foram possíveis graças às tratativas da Prefeitura junto a vários órgãos, instituições e empresas. Para isso, o prefeito Hildon Chaves e equipe trouxeram a EFMM para a responsabilidade do município e buscaram os meios necessários para a total revitalização do complexo, dando ao patrimônio histórico o valor e o destaque que merece.
EFMM é considerada o marco zero da capital Porto Velho
“É um orgulho poder ver esse complexo recebendo a atenção que merece, mantendo viva sua história, preservando seu legado e dando a oportunidade às próximas gerações para que usufruam deste espaço que deu origem a nossa querida cidade e que hoje abriga mais de meio milhão de habitantes”, destacou o prefeito Hildon Chaves.
OBRA
O titular da Secretaria Municipal de Obras (Semob), Diego Lage, explica que a reforma do complexo iniciou pelo enrocamento, que é a construção de um muro de pedras que protege a margem do rio, evitando o desbarrancamento.
“Posterior a isso, foi feita toda revitalização do piso com bloquetes intertravados, o estacionamento e a reforma de todos os galpões que serão contemplados com restaurante, museu e lojas para vendas de artesanatos. É uma nova estrada de ferro”, afirmou.
Além disso, foi construído um novo deck em madeira na orla onde está situado o complexo, além do asfaltamento da entrada principal. O espaço ainda ganhou novos bancos, paisagismo e iluminação de led.
Complexo passou por revitalização estruturalMUSEU
Responsável por acompanhar toda execução do projeto de revitalização, o diretor do Patrimônio Histórico, da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Altair dos Santos, também se encanta com o resultado dos trabalhos.
“Um dos itens muito aguardado pelos historiadores e pela população de Porto Velho é a inauguração do museu que vai retratar tudo aquilo que foi a ferrovia, desde o começo até o seu ponto final, quando cessou o tráfego dos 366 quilômetros entre Porto Velho e Guajará-Mirim. Uma linha de comunicação moderna entre a pessoa e o espaço do museu vai possibilitar entender mais a nossa história”, ressaltou Altair dos Santos.
POTENCIAL
Já para a titular da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semdestur), Glayce Bezerra, a EFMM tem um dos maiores potenciais turísticos de Rondônia, por contar parte importante da história de pessoas de outras nacionalidades que trabalharam em sua construção.
“Ela tem total importância e relevância para o turismo da nossa capital, ainda mais agora, fazendo 110 anos”, destacou. A secretária acrescenta que a EFMM é um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e é considerada um patrimônio cultural brasileiro pelo Ministério da Cultura.
“Receber o turista que vem de tantos lugares do nosso Brasil, mostrar um pouco da nossa história, falar do sentimento de pertencimento, do orgulho que temos da Madeira-Mamoré, desfrutar da nossa gastronomia, do artesanato, ver esse pôr do sol maravilhoso, nossas expectativas para o local são as melhores”, completou.
MPC-RO expede notificação à Seduc quanto à necessidade de reformas e manutenção das escolas visando o retorno de suas atividades
De acordo com o comunicado de irregularidade, os alunos do mencionado educandário ficaram dois anos sem aulas presenciais, devido à pandemia, e nesse tempo a gestão não teria adotado as medidas necessárias a fim de prevenir casos como os constatados em ocorrências junto à segurança pública
Pleno do TJ defere liminar em ADI do Ministério Público de Rondônia sobre pagamento de precatórios
Os precatórios são processos judiciais finalizados, que têm uma ordem de pagamento ao Estado, o qual repassa o valor do precatório ao Judiciário para pagamento do débito
Aulão de Yoga é realizado no Parque Circuito
Cerca de 20 alunos participaram da aula que promove equilíbrio da mente e do corpo
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook