Estudantes do IFRO conhecem Tribunal do Júri em Porto Velho
Ação foi uma atividade prática sobre regimes democráticos
Alunos (as) do Instituto Federal de Rondônia, do campus Calama, visitaram nesta semana, nesta quinta-feira (4), o Tribunal do Júri na comarca de Porto Velho, que funciona no Fórum Geral César Montenegro. O objetivo da atividade foi conhecer o funcionamento do Júri, responsável pelo julgamento de crimes contra a vida. A visita foi guiada pelo juiz titular da Vara do Tribunal do Júri, Áureo Virgílio.
O professor de sociologia Cássio Alves Luz, que acompanhou os (as) alunos (as), explicou que a atividade tem por objetivo proporcionar o contato físico dos alunos com disciplina ministrada em sala de aula, que trata sobre regime democrático e as instituições republicanas, em comparação com outros regimes. “O Júri popular é uma das instituições sociais mais importantes no Brasil, pois é a própria sociedade civil que se faz presente no julgamento dos réus. É uma forma muito representativa da democracia brasileira", pontuou.
Além do magistrado, os representantes da Defensoria Pública e do Ministério Público do Estado, que também atuam nas sessões de julgamento, prestaram informações aos (às) estudantes.
Com competência para julgar os crimes intencionais contra a vida, o Tribunal do Júri é composto por um juiz, que preside a sessão, e um conselho de sentença formado por jurados e juradas. Toda a sociedade pode acompanhar o julgamento. este tipo de tribunal, cabe a um colegiado de populares – os jurados sorteados para compor o conselho de sentença – declarar se o crime em questão aconteceu e se o réu é culpado ou inocente. Desta forma, o magistrado decide conforme a vontade popular, lê a sentença e fixa a pena, em caso de condenação.
São sorteados, a cada processo, 25 cidadãos, que devem comparecer ao julgamento. Destes, apenas sete são sorteados para compor o conselho de sentença, que irá definir a responsabilidade do acusado pelo crime. Ao final do julgamento, o colegiado popular deve responder aos chamados quesitos, que são as perguntas feitas pelo presidente do Júri sobre o fato criminoso em si e as demais circunstâncias que o envolvem.
Ginastas do Talentos do Futuro ganham medalhas de prata e bronze no torneio regional de Ginástica Rítmica em Roraima
Atletas foram classificadas para o torneio nacional em São Paulo
Novos ônibus chegam para reforçar linhas da zona Sul e Leste de Porto Velho
Inclusão de novos veículos busca atender aumento de usuários do serviço
Quem paga a conta no primeiro date? O happn revela!
O app de paquera realizou uma pesquisa com os solteiros que utilizam o happn para saber como o tópico polêmico “conta do date” é tratado no primeiro encontro
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook