Estudantes rondonienses são selecionadas para etapa estadual do Programa Jovem Senador 2025-2026
Amanda Eduarda Schaffeln Jacob, de Alta Floresta d'Oeste, Laury Angelina Xavier Oliveira, de Ji-Paraná, e Luana Rita Batista Sampaio, de Porto Velho, foram as selecionadas que representarão o estado na próxima fase da competição

Amanda Eduarda Schaffeln Jacob, Laury Angelina Xavier Oliveira, e Luana Rita Batista Sampaio, foram as selecionadas para próxima fase da competição
Três estudantes da rede pública de Ensino de Rondônia destacaram-se na etapa estadual do Programa Jovem Senador 2025-2026, uma iniciativa do Senado Federal que visa fomentar a participação cidadã e o conhecimento do processo legislativo entre jovens de todo o Brasil.
As jovens rondonienses selecionadas que representarão o estado na próxima fase da competição são:
- Amanda Eduarda Schaffeln Jacob – EEEFM Eurídice Lopes Pedroso, jurisdição da Superintendência Regional de Educação de Alta Floresta d’Oeste.
- Laury Angelina Xavier Oliveira – CTPM VI, jurisdição da Superintendência Regional de Educação de Ji-Paraná.
- Luana Rita Batista Sampaio – EEEFM Mariana, jurisdição da Superintendência Regional de Educação de Porto Velho.
O Programa Jovem Senador que conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das Secretarias Estaduais de Educação, tem como objetivo principal incentivar a reflexão dos estudantes sobre política, democracia e cidadania. Além disso, proporciona uma imersão no funcionamento do Poder Legislativo brasileiro.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha a participação das estudantes no Programa Jovem Senador é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, cívico e intelectual, representando o talento e a capacidade da juventude rondoniense, além de contribuir para a construção de um futuro mais participativo e consciente, tanto para Rondônia quanto para o Brasil.
EDIÇÃO 2025-2026
De acordo com coordenadora de educação básica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Mariy Kathia, a edição 2025-2026 do programa aborda o tema: “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”, convidando os participantes a refletirem sobre os impactos das mudanças climáticas e a urgência de ações sustentáveis. Essa temática desafiadora busca mobilizar os jovens para a busca de soluções e o engajamento na preservação do planeta.
REPRESENTATIVIDADE E VISIBILIDADE
Durante essa jornada os estudantes participarão de atividades no plenário
Segundo a coordenadora de educação básica da Seduc, cada jovem senador representa sua unidade federativa, o que significa que as estudantes de Rondônia terão a chance de levar as preocupações, realidades e propostas do estado para o cenário nacional. “Isso é crucial para que as particularidades da região amazônica sejam consideradas nas discussões e na formulação de políticas públicas”, pontuou.
A coordenadora de educação básica da Seduc, ressaltou ainda, que o Programa é inspiração para outros estudantes. “A conquista dessas alunas serve de inspiração para outros jovens rondonienses, mostrando que a educação e o engajamento cívico podem abrir portas para experiências transformadoras.”
Os 27 estudantes selecionados na etapa nacional – um por unidade federativa – terão a oportunidade de vivenciar uma semana legislativa simulada no Senado Federal, em Brasília. Durante essa jornada de formação política e democrática, eles participarão de atividades como a autoria de projetos de lei, debates e votações em plenário.
PARTICIPAÇÃO
Podem participar do concurso estudantes regularmente matriculados no ensino médio da rede pública estadual, com idade de até 19 anos completos até o término do ano letivo. A seleção dos jovens senadores ocorre em três etapas:
- Etapa Escolar: as escolas participantes selecionam as melhores redações.
- Etapa Estadual: as Secretarias Estaduais de Educação avaliam as redações finalistas.
- Etapa Nacional: uma comissão avaliadora do Senado Federal escolhe as 27 redações vencedoras, com base em critérios como coerência, argumentação, originalidade e domínio da norma padrão da língua portuguesa.
A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, destacou a participação das estudantes rondonienses no Programa Jovem Senador. “O programa reforça o compromisso do estado com a formação cidadã da juventude, proporcionando uma experiência enriquecedora que, certamente, contribuirá para o desenvolvimento de futuros líderes e cidadãos engajados.”
Pesquisa inédita revela hábitos culturais da população de Porto Velho; evento gratuito apresenta os dados
O evento acontece no dia 26 de junho, a partir das 13h, no Sesi - Casa da Indústria, é gratuito, com vagas limitadas, e os interessados podem participar, por meio de inscrição
Brasil se declara país livre da gripe aviária
Países que restringiram compras de frango estão sendo notificados
Copom eleva juros básicos da economia para 15% ao ano
Taxa Selic está no maior nível desde julho de 2006
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook