Estudo comprova relação entre diabetes e perda cognitiva
Pesquisa foi realizada pela UFSCar com quase dois mil participantes
Pesquisa realizada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, concluiu que há relação entre a diabetes tipo 2 e o aumento da chance de perda cognitiva entre os portadores da doença. O estudo realizado na instituição utilizou uma amostra de 1.944 participantes, com idade igual ou superior a 50 anos.
Os pesquisadores reuniram dados sociodemográficos, condições pregressas de saúde e avaliações do estado cognitivo dos participantes do estudo. Tiago da Silva Alexandre, coordenador da pesquisa, afirma que o trabalho conseguiu atestar que a maior chance de prejuízo da memória pode ser explicado pela hiperglicemia crônica que acarreta a perda de neurônios.
O pesquisador ressalta a importância do diagnóstico precoce da diabetes, para que sejam evitadas eventuais complicações, o que inclui eventuais prejuízos na memória dos pacientes.
https://brasil61.com/noticias/estudo-comprova-relacao-entre-diabetes-e-perda-cognitiva-bras201527
INSS estende antecipação do auxílio-doença para 60 dias
Benefício será concedido mediante atestado médico comprovando a necessidade de repouso
PNAD Contínua: taxa de sindicalização diminui a cada ano
Em 2014, 13,5% dos trabalhadores rondonienses eram sindicalizados, passando para 9,5% em 2019
Rondônia comemora destacando feitos que tem elevado Estado a patamares inéditos de desenvolvimento
O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha recebeu a medalha do pacificador, em deferência ao patrono do Exército, marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, pelos relevantes serviços prestados
Comentários
Um estudo com uma grande quantidade de pacientes que comprova o que já imaginávamos e já víamos por outros artigos. Excelente! Parabéns aos pesquisadores.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook