Estudo de revitalização do museu histórico é realizado pela Seosp
Além da visita ao museu histórico, a equipe técnica da Seosp realizou um reconhecimento do trecho que liga Guajará-Mirim ao distrito do Iata, que precisa de manutenção para facilitar o acesso dos moradores
Secretaria de Obras realiza estudo para restaurar o prédio do museu de Guajará-Mirim, antiga estação da EFMM
O Museu Municipal de Guajará-Mirim é um dos principais pontos turísticos do município. O prédio da antiga estação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), possui em seu acervo peças que contam a história da Ferrovia, dos trabalhadores, dos seringueiros. Tem ainda artefatos indígena, além da fauna de Rondônia e da Bolívia e de outros estados do país.
Há três anos o museu histórico passou por adequações para atender os turistas, entretanto, o prédio precisa de reparos. Na semana passada, uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp) visitou as instalações do museu a fim de realizar um estudo de viabilidade de restauração do edifício, com a finalidade de fomentar o turismo local e criar um sentimento de pertencimento para a comunidade da Pérola do Mamoré.
O superintendente Estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira acompanhou a equipe da Seosp, juntamente com técnicos da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e do deputado estadual Dr. Neidson.
Técnicos da Secretaria do Patrimônio da União acompanharam a visita da equipe da Seosp
“A estrutura encontra-se bem deteriorada e precisa de manutenção, algumas bem simples, como iluminação e estrutura básica. Este é um ponto turístico importante para o Estado e é o único museu da região que retrata a Amazônia, precisa ser valorizado para manter viva a cultura e a história local”, destacou coronel Erasmo Meireles, secretário da Seosp, enfatizando ainda que com investimentos, o setor do turismo será uma das principais arrecadações do município, gerando emprego e renda.
CENTENÁRIO
O prédio foi inaugurado em 1912 e até 1972 foi utilizado como estação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), depois foi transformado em museu.
ESTRADA
Além da visita ao museu histórico, a equipe técnica da Seosp realizou um reconhecimento do trecho que liga Guajará-Mirim ao distrito do Iata, que precisa de manutenção para facilitar o acesso dos moradores.
Práticas sustentáveis fazem parte das iniciativas do Iperon para conscientização ambiental
O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia distribuiu há um ano canecas e squeezes aos servidores. A iniciativa já rende frutos, com diminuição de aproximadamente 37% do uso de copos descartáveis
Cédula de R$ 200 entra em circulação hoje
BC diz que serão produzidos neste ano 450 milhões de unidades
Capitania Fluvial de Porto Velho atua no rio Madeira para salvaguarda da população
Nesta Semana da Pátria, o Comando da instituição militar fluvial divulga o balanço de suas atividades em 2019 e em quase oito meses de 2020. A Capitania despachou até agosto deste ano 1.091 embarcações
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook