Evento capacita e apresenta oportunidades para artesãos de Porto Velho
Participantes puderam obter mais informações sobre o Proampe
O evento foi realizado no auditório da Semdestur
Na manhã de terça-feira (19), no auditório da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), aconteceu o evento alusivo ao Dia do Artesão, promovido pelo Departamento de Desenvolvimento Socioeconômico (DDS), que é responsável por ações de fomento ao setor ao longo do ano.
Durante o evento, os participantes receberam mais informações sobre o Programa de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios (Proampe), a linha de microcrédito produtivo e orientado ofertada pelo Governo do Estado, em parceria com instituições financeiras e prefeituras. Em Porto Velho, a Semdestur é a secretaria responsável por ofertar o programa aos micro e pequenos empreendedores. A Sala do Empreendedor está à disposição para orientação sobre o Proampe de segunda a sexta, das 8h às 14h, tanto na rua General Osório, 81, Centro, como na Praça CEU, rua Antônio Fraga Moreira, na zona Leste da cidade.
A empreendedora Romária Pessoa da Silva apresentou a palestra “De ambulante a empresária”, que contou sua trajetória de vendedora ambulante de bolos na rua, tendo passado pelo Giro Empreendedor, e hoje está abrindo a segunda unidade de sua loja. O exemplo de dedicação inspirou outros artesãos presentes.
Ao final, os participantes presentes ouviram a artesã e empreendedora do ramo de biojóias, Cristiane Aparecida Nunes, conhecida como Hadassa, que também participa do Giro Empreendedor, e apresentou a palestra “Como melhorar a exposição de seus produtos”, proporcionando conhecimento fruto de suas experiências aos artesãos.
A artesã de biojóias, Hadassa, palestrou sobre como melhorar a exposição dos produtos
ECONOMIA
A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o Dia do Artesão, antes da atividade ser reconhecida como profissão formal no Brasil, fato que ocorreu somente em 2015. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor do artesanato fatura mais de R$ 50 bilhões por ano, o equivalente a 3% do PIB do país.
Em 2004, cerca de 2 milhões de pessoas viviam de artesanato no Brasil. Hoje, cerca de 170 mil artesãs e artesãos estão cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), entretanto, segundo o Sebrae, estima-se que 10 milhões de pessoas vivem de artesanato no Brasil, ou seja, muitos ainda trabalham na informalidade.
FOMENTO
A Semdestur trabalha para desenvolver o artesão e a economia solidária, seja com capacitações, seja com oportunidades de venda, dois exemplos de ações são: o Programa de Capacitação ao Empreendedor do Município (Procem) e o Giro Empreendedor. O Procem capacitou cerca de 400 pessoas só em 2023, dentre eles, artesãos e empreendedores, em oficinas como Formação de Preço e Atendimento ao Cliente, garantindo a profissionalização dos artesãos, para a melhor experiência de compra e turística para os visitantes.
Os participantes receberam mais informações sobre o Proampe
Além do Procem, milhares de oportunidades de geração de renda são oferecidas através do Giro Empreendedor, a feira de artesanato e gastronomia que acontece em diversos pontos turísticos, órgãos públicos e grandes eventos da cidade.
AGENDA GIRO EMPREENDEDOR
No próximo final de semana, a feira de artesanato estará em quatro pontos da cidade, com barracas de doces gourmets, salgados, plantas, artesanato em tecido, madeira, itens decorativos e muito mais.
Na quinta-feira (21), o Giro acontece no Ministério Público, à rua Jamari, 1555, bairro Olaria, das 7h às 14h. Na sexta-feira (22), a feira acontece na Praça das Três Caixas d’Água, na rua Dom Pedro II, 485, esquina com avenida Carlos Gomes, no bairro Caiari, das 17h às 21h.
No sábado e no domingo (23 e 24), das 17h às 21h, a feira estará no Parque da Cidade, localizado no bairro Flodoaldo Pontes Pinto.
SEJA UM EXPOSITOR
A adesão ao Giro é gratuita e a Prefeitura fornece, ainda, as tendas, basta o empreendedor chegar ao local com sua mercadoria e mesa. Cadastre-se direto no formulário e entre em contato pelo telefone com o DDS pelo (69) 98473-8216, nos dias de semana, das 8h às 14h.
Semusa disponibiliza exames periódicos para os trabalhadores da saúde
Além da sede, o serviço também será ofertado para os servidores das unidades de atendimento na zona urbana e rural
Em Porto Velho, 80% das novas empresas abertas serão autorizadas em menos de 24 horas
Com dispensa de alvará para 566 atividades diferentes, processo deve se tornar praticamente automático
Aplicativo facilita agendamento de procedimentos relacionados à saúde do servidor da Prefeitura de Porto Velho
Objetivo é proporcionar praticidade, celeridade e economia para os trabalhadores
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook