Exames periódicos são levados aos servidores públicos de Porto Velho
Mais de 160 servidores devem ser atendidos na primeira etapa
Ação busca garantir saúde dos servidores municipais
Em atendimento às normativas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Prefeitura de Porto Velho iniciou, nesta segunda-feira (14), um movimento de atenção à saúde ocupacional de seus servidores com exames periódicos e eventos voltados ao bem-estar e à segurança. O trabalho faz parte da estrutura da Secretaria Municipal de Administração (Semad).
A largada foi dada com a coleta de sangue aos lotados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). As atividades integram a Coordenadoria de Saúde Ocupacional (CMSO), através do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), criado na gestão do prefeito Hildon Chaves.
Segundo a secretária-adjunta de Administração, Ana Cláudia Geraldes Magalhães, a ideia é promover ações preventivas. “O PCMSO é completo. Nós cuidamos da parte física e mental, pois temos uma equipe multiprofissional. O pontapé que está sendo dado é inédito e não é fácil, pois é preciso uma mudança de cultura, principalmente do próprio servidor, que precisa participar e cuidar da sua saúde”, fala.
Hildevânia Benedita Cabral foi um das servidoras contempladas
Ana Cláudia reconhece que a criação da CMSO, ainda em 2021, teve total apoio da gestão e recebeu o suporte necessário do titular da Semad, Alexey da Cunha Oliveira.
ATENDIMENTO
Nesta etapa do Programa, mais de 160 servidores devem ser atendidos. “É uma preocupação do nosso prefeito com a saúde do trabalhador. Somos os primeiros atendidos nesta implementação do programa com os exames iniciais”, disse o titular da Sema, Alexandro Miranda Pincer.
Uma das pessoas preocupadas com a saúde é a diretora administrativa da Sema, Hildevânia Benedita Cabral. Para ela, a iniciativa é muito importante para o servidor. “É louvável e deve ser feito para o bom desempenho das atividades”, incentiva.
ACOMPANHAMENTO
Ivanice dos Santos é coordenadora do PCMSO. Ela informa que os exames vão ocorrer em períodos, seja semestrais, anuais ou bianuais, a depender da função em exercício. Em média, 14 mil servidores terão os exames coletados e acompanhados a partir de agora. A maioria fará glicemia e hemograma completos, mas pode ocorrer raio-X, ultrassom, audiometria, entre outros.
Ana Cláudia Geraldes Magalhães, secretária-adjunta da Semad
“Depois da coleta, há a passagem pelo médico e é emitido um laudo. Se apresentar alguma doença, haverá a investigação para verificar se é derivada do ambiente de trabalho ou genética. Tudo será avaliado e arquivado e, anualmente, comparados sobre a evolução. Em casos necessários, haverá acompanhamento específico para que o servidor tenha qualidade de vida no trabalho”, informa Ivanice.
CRONOGRAMA
A próxima agenda de coletas será com servidores lotados nas Secretarias Municipais de Obras (Semob) e de Saúde (Semusa).
Ministério consulta a população sobre uso de medicamento contra covid
Medicamento baricitinibe já foi aprovado pela Anvisa
II Madeira Festival de Teatro será realizado em ambiente virtual
Nessa edição, excepcionalmente, não será em caráter competitivo
Vagas do programa Talentos do Futuro são divulgadas em escolas de Porto Velho
Programa atende diversas modalidades esportivas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook