Exposição que homenageia mulheres de Rondônia chega ao Fórum Geral, em Porto Velho

As fotografias das representantes da atuação feminina ficam expostas até sexta-feira, dia 31 de março, de 7h às 14h, podendo ser acessadas pela comunidade local de forma gratuita

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Publicada em 27 de março de 2023 às 15:57
Exposição que homenageia mulheres de Rondônia chega ao Fórum Geral, em Porto Velho

Idealizada pelo Ministério Público de Rondônia, a exposição que homenageia mulheres que fazem história no Estado chega nesta segunda-feira (27/3) ao Fórum Geral de Porto Velho César Montenegro (Av. Pinheiro Machado, 777 - Olaria). As fotografias das representantes da atuação feminina ficam expostas até sexta-feira, dia 31 de março, de 7h às 14h, podendo ser acessadas pela comunidade local de forma gratuita.

Entre as onze mulheres que compõem a exposição, duas são representantes do Poder Judiciário em Rondônia, a Assistente Social Maria Inês Oliveira e a Desembargadora aposentada Zelite Andrade Carneiro. Além delas, também estão retratadas:

• Anne Cleyane, fundadora da Associação Filhas do Boto Nunca mais;
• Benedita Nascimento, integrante do Fórum Popular de Mulheres;
• Ida Peréa, médica ginecologista;
• Jeddas Ferreira, técnica de enfermagem no Distrito de Calama;
• Karen de Oliveira, Coordenadora do Grupo Comcil;
• Mãe Ana do Boiadeiro, Coordenadora do Grupo Mulheres de Terreiro;
• Neidinha Bandeira, cofundadora da Associação de defesa Etnoambiental Kanindé;
• Rita Moncks, Procuradora de Justiça aposentada;
• Rosângela Hilário, Professora universitária.

Durante a abertura da exposição, o Diretor do Fórum Geral, Juiz Sérgio William Domingues Teixeira ressaltou que a homenagem, embora singela, representa o respeito do Tribunal de Justiça por todas as mulheres rondonienses, em especial as que foram fotografadas para a campanha, por tudo que fizeram, fazem e ainda farão pela história do Estado. “Essas mulheres exemplares hoje referenciam toda a luta travada durante muitos anos por igualdade de direitos. Elas, que por tanto tempo vivenciaram situações muito difíceis em função do gênero, hoje veem que o caminho foi aberto para as gerações futuras”, comenta.

Para a Ouvidora-Geral do MPRO, Promotora de Justiça Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel, reconhecer, honrar as homenagedas é uma forma de agradecer a todas as mulheres, através de cada uma das representadas, pelas batalhas enfrentadas ao longo dos anos. “São mulheres diversas e plurais que ressignificaram os espaços que ocupam e hoje inspiram a todas e todos nós”, destaca.

Por fim, a Promotora de Justiça agradeceu ao TJRO pelo espaço e apoio, compartilhando com seu público interno e externo as vivências de cada uma. “É uma honra para o MP de Rondônia contar com o Poder Judiciário neste mês tão importante para a reafirmação de direitos das mulheres”.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook