EXTINÇÃO - Deputado Anderson defende a permanência dos médicos veterinários na Secretaria de Saúde
Anderson defende que o cargo não seja extinto, pois é importantíssimo para a preservação do meio ambiente e na inspeção da qualidade dos alimentos que chega até a mesa do rondoniense
O deputado estadual Anderson Pereira (PROS), recebeu na segunda-feira (8), uma comissão formada médicos veterinários, servidores do estado, representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Rondônia CRMV/RO, que trouxeram a preocupação sobre a proposta de Plano de Cargos Carreira e Remuneração – PCCR, que Secretaria Estadual de Saúde – Sesau, que apresentou a Comissão de Saúde da ALE-RO, com a previsão de extinguir a carreira do médico veterinário do quadro da secretaria.
Os representantes da classe defendem que o cargo de Médico Veterinário não seja extinto SESAU, pois é uma profissão que engloba três pilares da saúde única, que são a saúde animal, humana e meio ambiente.
De acordo com a Lei nº 5517/1968, o estudo e a aplicação de medidas de saúde pública no tocante às doenças de animais transmissíveis ao homem, as zoonoses, é uma das funções do médico-veterinário, um profissional de saúde reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) desde 1998.
Capacitado para as atividades de inspeção e de vigilância sanitária dos produtos de origem animal consumidos pela população, o médico-veterinário trabalha para garantir alimentos saudáveis em nossas mesas, mas, ao mesmo tempo, faz análise do solo e da água, visando à sustentabilidade ambiental nos ambientes de produção animal. Seu conhecimento em vigilância epidemiológica contribui em situações de surtos alimentares e outros agravos, transmissíveis ou não, no controle de zoonoses emergentes e reemergentes e nas campanhas de imunização. Exerce atividades em laboratórios, na pesquisa, no diagnóstico, na produção de imunobiológicos e participa da produção de vacinas e medicamentos de uso humano e animal.
Os médicos-veterinários são de suma importância para a Saúde Pública, isso já está pacificado. No cenário de pandemia mundial, causado pelo novo Coronavírus (Covid-19), o trabalho essencial desses profissionais ficou ainda mais em evidência.
Anderson defende que o cargo não seja extinto, pois é importantíssimo para a preservação do meio ambiente e na inspeção da qualidade dos alimentos que chega até a mesa do rondoniense, informou ainda que vai encaminhar ao poder Executivo, com cópia à Secretaria de Saúde – SESAU, requerimento solicitando que esses profissionais permaneçam no quadro de servidores da saúde.
Governo negocia novo auxílio aos informais, afirma Bolsonaro
Medida deve substituir auxílio emergencial pago no ano passado
Senador José Maranhão morre aos 87 anos de covid-19
José Maranhão era o senador mais velho da atual legislatura
Prioridade de Bolsonaro, texto que regula armas de caça será debatido no Senado
O projeto integra a lista com mais de 30 propostas em tramitação no Congresso consideradas prioritárias pelo governo
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook