FaceApp entra na mira das autoridades brasileiras

O Procon de São Paulo notificou aplicativo FaceApp e as empresas Apple e Google; Os EUA também quer que o FBI investigue.

TUDORONDONIA
Publicada em 19 de julho de 2019 às 09:39
FaceApp entra na mira das autoridades brasileiras

O FaceApp, que virou febre nos últimos dias, chegando ao topo da lista de downloads em lojas virtuais pelo mundo, está na mira das autoridades, inclusive brasileiras. O aplicativo, de uma empresa russa, informa que pode coletar "conteúdo do usuário (por exemplo, fotos e outros materiais) que publica através do serviço".

O App também realiza um "monitoramento" da atividade do usuário, incluindo "as páginas da Web visitadas" e sua localização, e coleta "metadados" sobre como o usuário interage com o serviço.

A sede do FaceApp fica na Rússia, onde o presidente Vladimir Putin estabeleceu as próprias regras de uso da internet

Notificação

Por considerar que o aplicativo viola a legislação brasileira, a Fundação Procon de São Paulo notificou  o aplicativo FaceApp e as empresas Apple e Google, proprietárias das lojas virtuais que disponibilizam o aplicativo. De acordo com o Procon, as empresas deverão esclarecer a a políticas de coleta, armazenamento e uso dos dados dos consumidores que utilizam o aplicativo de celular.

“Informações divulgadas na imprensa afirmam que a licença para uso do aplicativo contém cláusula que autoriza a empresa a coletar e compartilhar imagens e dados do consumidor, sem explicar de que forma, por quanto tempo e como serão usados. E ainda, essas permissões não estão disponíveis em língua portuguesa”, destacou a entidade em nota.

FBI

Em meio a questionamentos sobre privacidade e coleta de dados, o senador democrata americano Chuck Schumer pediu que o FBI e a Federal Trade Comission investiguem o FaceApp. O receio é que o aplicativo pegue dados de americanos  para usar na Russia, pais cuja  legislação difere da americana.   

Fonte: BBC Brasil e Agência Brasil

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook