Campanha Sangue Vermelho, Branco e Preto convocam são paulinos para doarem sangue neste sábado
As doações devem ser feitas da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) - ao lado do Hospital de Base -, das 8h às 13h
A Embaixada São Paulina Rondônia está convocando os torcedores do São Paulo Futebol Clube e voluntários para doarem sangue neste sábado (20), como parte da 13ª edição da Campanha Sangue Vermelho, Branco e Preto. As doações devem ser feitas da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) - ao lado do Hospital de Base -, das 8h às 13h.
Além de Rondônia, a ação acontece ao mesmo tempo em mais sete estados, sob a coordenação das respectivas Embaixadas São Paulinas, sendo eles: São Paulo/SP, Paraíba/PB, Bahia/BA, Tocantins/TO, Espírito Santo/ES, Rio de Janeiro/RJ e Rio Grande do Sul/RS.
“Através da paixão pelo futebol e o amor ao clube, temos a oportunidade de ajudar as pessoas por meio de ações sociais. Isso acontece desde a fundação da Embaixada Rondônia, em 2010”, afirmou o presidente da entidade, Jansen Tsuno.
Doadora na edição da Campanha, no ano passado, a diretora Social da Embaixada RO, Adriele Vasconcelos, confirmou sua participação mais uma vez da ação. “É um orgulho enorme participar dessa torcida e das atividades sociais em prol do próximo. É um trabalho que me identifiquei”, declarou.
A Campanha Sangue Vermelho, Branco e Preto surgiu em 2011 com o objetivo de usar a união da torcida do São Paulo Futebol Clube para conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de sangue.
Requisitos para doação
Para se tornar um doador de sangue, é necessário que a pessoa apresente as seguintes característica: ter entre 16 e 69 anos; pesar mais de 50 quilos; estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar em boas condições de saúde; não ser epilético; ter doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher); ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; mulher: não estar grávida.
Ao doar, a pessoa apresenta documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Impedimentos temporários
-
Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas;
-
Gravidez;
-
90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;
-
Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);
-
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
-
Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses;
-
Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses;
-
Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc): aguardar 6 meses;
-
Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias;
-
Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas;
-
Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses;
-
Vacina contra gripe: por 48 horas;
-
Vacina contra sarampo ou com a BCG: por 30 dias;
-
Vacina contra rubéola: 14 dias;
-
Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões;
-
Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster);
-
Febre Amarela: quem tomou a vacina deve aguardar 04 semanas; quem contraiu a doença deve aguardar 6 meses após recuperação completa (clínica e laboratorial); e quem esteve em região onde há surto da doença deve aguardar 30 dias após o retorno.
Impedimentos definitivos
-
Hepatite após os 11 anos de idade;*
-
Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
-
Uso de drogas ilícitas injetáveis;
-
Malária.
*Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva; Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: Recusa definitiva; Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.
Prefeitura realiza “Ação de Abertura do Projeto Social” no Porto Bello III
Parceria institucional leva atendimento na área social, de saúde e lazer
Otis divulga vaga para técnicos em Manutenção de Elevadores em Rondônia
Interessados devem encaminhar seu currículo para [email protected]
Retomar dinheiro de corrupto funciona mais que prisão, diz AGU
André Luiz Mendonça concedeu entrevista à TV Brasil
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook