Faltam 9 dias: confira o horário de votação do 2º turno das Eleições 2022
Eleitores e eleitoras retornam às urnas em 30 de outubro para eleger o presidente da República e governadores de 12 estados. Votação ocorre das 8h às 17h pelo horário de Brasília
No dia 30 de outubro, data do segundo turno das Eleições 2022, mais de 156 milhões de brasileiras e brasileiros retornam às urnas para escolher o presidente da República que comandará o Brasil pelos próximos quatro anos. Eleitoras e eleitores de 12 estados do Brasil também votarão para eleger o novo governador. E, assim como no primeiro turno, a votação ocorrerá ao mesmo tempo nos 5.570 municípios do país: das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.
O horário unificado de votação nos 26 estados e no Distrito Federal é uma das novidades das Eleições 2022. Isso faz com que todas as seções eleitorais funcionem simultaneamente. Por isso, municípios com fusos diferentes terão de se adequar ao horário da capital federal. A mudança decorre de uma decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de dezembro de 2021, que foi incluída na Resolução TSE nº 23.669.
Pela nova regra, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a votação vai das 7h às 16h do horário local. No Acre, acontecerá das 6h às 15h do horário local.
Em 11 municípios do Amazonas, que seguem o fuso do Acre, a votação também começará às 6h e terminará às 15h do horário local. São eles: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença. Nos outros 51 municípios do estado, será das 7h às 16h.
E o eleitorado de Fernando de Noronha (PE), por sua vez, irá às urnas das 9h às 18h também do horário local. Tudo isso para coincidir com o horário de Brasília.
Já as 181 localidades no exterior em que ocorrerá eleição seguirão o horário original (das 8h às 17h) de acordo com o fuso local.
Segundo turno para presidente
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 e pessoas com 16 e 17 anos.
No primeiro turno, entre os candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 57.259.504 votos (48,43%) e Jair Messias Bolsonaro (PL) conquistou 51.072.345 (43,20%). Os votos válidos alcançaram 118.229.719 (95,59%). Foram registrados 1.964.779 votos em branco (1,59%) e 3.487.874 votos nulos (2,82%). A abstenção chegou a 20,95%.
Também haverá segundo turno para governador nos seguintes estados:
- Alagoas: Paulo Dantas (MDB) x Rodrigo Cunha (União)
- Amazonas: Wilson Lima (União) x Eduardo Braga (MDB)
- Bahia: Jerônimo Rodrigues (PT) x ACM Neto (União)
- Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB) x Manato (PL)
- Mato Grosso do Sul: Capitão Contar (PRTB) x Eduardo Riedel (PSDB)
- Paraíba: João Azevêdo (PSB) x Pedro Cunha Lima (PSDB)
- Pernambuco: Marília Arraes (Solidariedade) x Raquel Lyra (PSDB)
- Rio Grande do Sul: Onyx Lorenzoni (PL) x Eduardo Leite (PSDB)
- Rondônia: Coronel Marcos Rocha (União) x Marcos Rogerio (PL)
- Santa Catarina: Jorginho Mello (PL) x Décio Lima (PT)
- Sergipe: Rogério Carvalho (PT) x Fábio (PSD)
- São Paulo: Tarcísio de Freitas (Republicanos) x Fernando Haddad (PT)
Direito de resposta: saiba como funciona
Pedidos, que estão previstos em Lei e cabem para afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica
PGR questiona normas estaduais sobre afastamento de deputado por motivo particular
Para Augusto Aras, trechos das Constituições do Acre, Mato Grosso, Pernambuco, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins violam dispositivo da Carta Magna que trata do tema
Justiça Eleitoral determina a retirada da propaganda eleitoral de Marcos Rogério dos canteiros centrais das vias públicas de Porto Velho
Ao deferir a medida liminar para retirada imediata de toda a propaganda, o Juiz Eleitoral Marcelo Stival disse que apesar de não restar caracteriza o efeito outdoor na propaganda, ela se apresentava irregular, pois foram fixados em local proibido
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook