Família Asfaltão desfila em sua comunidade
“...Sou Tigre, sou Forte, Valente, Guerreiro, não me leve a mal, trilhando nesse carnaval...”
Com o tema “TRIANGULO, O BRAÇO DO VIOLÃO NO CARNAVAL DO ASFALTÃO”, uma homenagem em defesa do Bairro Triangulo, um dos mais antigos bairros da cidade, a Escola de Samba Asfaltão desfilará neste sábado dia 29 de fevereiro.
Conforme programação do carnaval divulgada, o desfile oficial do Município de Porto Velho, cancelado por falta de apoio e incentivo da Prefeitura da capital do Estado de Rondônia, aconteceria neste dia.
Vontade, disposição e garra é o que não falta para a escola que tem como símbolo um Tigre, que trabalha e defende a história e a bandeira do Samba durante os 365 dias do ano.
O desfile acontecerá sábado, dia 29/02/2020. A concentração será a partir das 15hs, na Tenda do Tigre, localizada na Rua Jacy Paraná, entre Brasília e Getúlio Vargas.
Vista sua fantasia, camisa da escola ou vá nas cores da Escola(amarelo, preto e branco), para somar a esta grande corrente de Resistência e defesa da bandeira das Escolas de Samba, sobre tudo, em defesa da cultura popular.
CONHEÇA COMO FUNCIONA A NOSSA ESCOLA
Resumidamente, além das agendas culturais e eventos, o passo a passo de uma Escola de Samba, cada uma com sua especificidade, compreende a organização, sendo necessário o Planejamento anual, no nosso caso, ocorrido em março de 2019. A partir daí, o detalhamento do que foi planejado, até chegar ao período do carnaval de 2020, compreendeu: 1. Pesquisa e apresentação da proposta do Tema de Enredo para 2020; 2. Apresentação para a banca,(Diretoria), das Propostas de Tema de Enredo e escolha de uma delas; 3. Entrega da Sinopse do Tema de Enredo vencedor à Ala de Compositores; 4. Disputa para escolha do Samba de Enredo do carnaval 2020, dentre outras ações.
Depois de tudo isso partimos para construção da harmonização e criação dos desenhos musicais do samba vencedor, ação que envolve profissionais da música, que culmina com a gravação do samba em estúdio.
Com a conclusão de todo este passo a passo, começa então, o Planejamento para o desfile no carnaval.
Para brilhar na avenida, é necessário o Planejamento orçamentário.
FOMENTO Á ECONOMIA
Chamamos atenção ao movimento econômico que ocorre a partir deste "universo de fantasia" em nossa cidade, tanto para a compra de todo material, quanto na contratação de profissionais necessários para que este grande teatro a céu aberto aconteça.
Os profissionais que deveriam ter sido contratados compreendem: Escultores, Artesões, Carnavalesco, Eletricista, Iluminador, Marceneiro, artista plástico, serralheiro, Costureiras, Coreógrafo, Músicos, Tecnico de Som, Conzinheira,.....
Além da contratação de profissionais diretamente envolvidos, a economia informal seguiria fomentada com a locação de barracão, locação de equipamentos de som e banheiros utilizados nos ensaios. Além de tudo isso, o movimento das Escolas em suas comunidades estimula a economia também das famílias do entorno. No período dos ensaios elas têm a oportunidade de venderem seus quitutes.
Tudo isso sem considerar que o investimento do Município em cultura, após circular no mercado, retorna aos cofres públicos multiplicados, em forma de impostos.
AGENDAS SOCIOCULTURAL
Dentro de sua agenda sociocultural, a Escola esteve à frente de quatro grandes e relevantes projetos. O Projeto Samba Autoral, que estimula a criações de canções de altíssima qualidade; Projeto Leitura no Porto, que estimula crianças, jovens e Adultos ao hábito da leitura. O Projeto Oficina de Percussão e o Projeto Oficina de Passistas.
Este é um pouquinho do que é vivenciado para construção e fortalecimento deste segmento cultural, que resiste, tentando contribuir com a história do samba, especialmente do carnaval de Escola de Samba. Assim, seguimos tentando contribuir com esta história.
Como bem disse Martinho da Vila, os profissionais e demais pessoas que somado aos brincantes, à diretoria, aos voluntários e voluntárias, são "...Gente empenhada em construir a ilusão. E que tem sonhos..."
E Muitos sonhos...
Cada membro da nossa Agremiação, como pode, faz um pouco que se soma e resulta no muito que fazemos com tão pouco.
“Nossa Escola é sobre tudo comunidade; É Garra; É Alegria, É União; É Pura Raça, por isso seguimos cumprindo nossa Missão. Aguardamos você amigo e amiga que defende a cultura popular em nosso desfile” Assim é a Família Asfaltão!!!
Finaliza Danilo Cardoso, Presidente da Agremiação.
Prefeitura realiza audiências públicas para discutir Lei de Diretrizes Orçamentárias
Primeira audiência acontecerá no Colégio Getúlio Vargas, no bairro areal, na região central da cidade
Ministros se reúnem para discutir ações de combate ao novo coronavírus
Governo vai iniciar campanha nacional para esclarecer sobre Covid-19
Rio de Janeiro tem cinco casos suspeitos do novo coronavírus
Sintomas foram identificados em cinco pacientes
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook