Famílias participam de encontro abordando a importância da saúde mental
Encontros reforçaram a valorização da vida, o diálogo e o cuidado com o bem-estar
Paij visa fortalecer a função protetiva das famílias
O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Elizabeth Paranhos, da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), realizou, na última quinta-feira (18), dois encontros com as famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), abordando a importância da saúde mental em referência à Campanha Setembro Amarelo.
O Paif é um serviço essencial da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), ofertado obrigatoriamente nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Seu objetivo principal é fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos familiares e comunitários, e promovendo o acesso a direitos sociais.
O Setembro Amarelo 2025 é uma campanha de prevenção ao suicídio que ocorre durante todo o mês de setembro, com o dia 10 sendo o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A campanha, que começou no Brasil em 2015, visa quebrar tabus e reduzir estigmas relacionados à saúde mental, incentivando as pessoas a buscarem e oferecerem ajuda.
Com o tema “Conversar Pode Mudar Vidas”, o foco da campanha Setembro Amarelo 2025 é reforçar o poder do diálogo como ferramenta de acolhimento. Falar sobre dor emocional, ansiedade, depressão e pensamentos suicidas ainda é cercado de estigma, mas abrir espaço para escuta pode ser o primeiro passo para salvar vidas.
“Os encontros reforçaram a valorização da vida, o diálogo e o cuidado com o bem-estar, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários”, disse a coordenadora do Cras Elizabeth Paranhos, Luciana Nascimento.
Cidade Consciente, Cidade Limpa': campanha chega à capital
Ao todo, são 15 escolas públicas e particulares integradas nessa ação
Governo de RO garante cirurgia para bebê com cardiopatia
O bebê passará por uma cirurgia no Hospital do Coração (HCor), um hospital de referência em cardiologia no Brasil
Alerta no Norte marca início do sistema de proteção
Ministro Waldez Góes comandou o disparo e destacou que a nova tecnologia cria cultura de prevenção e garante informação precisa em situações de perigo




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook