Fantástico mostra como um ex-mecânico se tornou um dos maiores latifundiários do Brasil

Sem nunca ter plantado nada, a Justiça deu a José Valter Dias, o Borracheiro, a posse de terras que chegam a 366 mil hectares. A área é avaliada em mais de R$ 1 bilhão

Por Fantástico
Publicada em 16 de dezembro de 2019 às 09:53

A maior cidade do oeste baiano é a base do homem que se diz um latifundiário. Aos 70 anos, José Valter Dias é o Borracheiro, como ficou conhecido. Sem nunca ter plantado nada, a Justiça deu a ele a posse de terras que chegam a 366 mil hectares. A área é avaliada em mais de R$ 1 bilhão e é cinco vezes o tamanho do município de Salvador.

No final dos anos 1970, José Valter teria comprado terras algumas terras. Na época, as escrituras eram feitas em léguas de terras, em mil réis de terra. Justamente por não ter as marcações exatas, um esquema ilegal teria feito as terras de José Valter avançar sobre fazendas que há décadas produzem soja, milho e algodão, segundo investigações da Polícia Federal.

Para o Ministério Público Federal, o Borracheiro contou com uma ajuda especial: a de juízes e desembargadores da Bahia. Assista à matéria do Fantástico que mostra os detalhes da investigação que apura a venda de sentenças no judiciário da Bahia.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook