Farmanguinhos entrega ao SUS nova opção de remédio para hepatite C
Foram entregues 800,8 mil unidades de sofosbuvir e daclatasvir
O tratamento da hepatite C no Sistema Único de Saúde (SUS) ganhará uma nova opção com alto percentual de cura a partir de novas entregas realizadas pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz (Farmanguinhos/Fiocruz). A Fiocruz divulgou nesta quarta-feira (8) que o laboratório público entregou 800,8 mil unidades farmacêuticas dos medicamentos sofosbuvir e daclatasvir ao Ministério da Saúde.
Essa é a primeira vez que Farmanguinhos disponibiliza esses medicamentos ao SUS, o que se deu por meio de uma parceria de transferência de tecnologia com a farmacêutica Blanver S.A.
Segundo a Fiocruz, a combinação sofosbuvir e daclatasvir produzida por seu instituto representará uma economia de cerca de R$ 40 milhões ao ano ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento da hepatite C.
Farmanguinhos já produz o medicamento ribavirina para o tratamento de hepatites virais e agora será o primeiro laboratório público no país a produzir medicamentos associados ao sofosbuvir, que é efetivo contra diferentes tipos de vírus causadores da hepatite.
Além disso, o instituto estabeleceu recentemente um acordo para fornecer o ravidasvir, que também trata a hepatite C, em parceria com a DNDi e a farmacêutica egípcia Pharco Pharmaceuticals.
Medicamentos como o sofosbuvir e daclatasvir são as recomendações preferenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o tratamento da hepatite C.
Entre 2000 e 2021, o Brasil confirmou 718.651 casos de hepatites virais, segundo o Ministério da Saúde. O Boletim Epidemiológico das Hepatites Virais detalha que 168.175 (23,4%) foram de hepatite A, 264.640 (36,8%) de hepatite B, 279.872 (38,9%) de hepatite C e 4.259 (0,6%) de hepatite D.
Projeto piloto para implantação de um sistema de informação de saúde pública é apresentado à vigilância sanitária de todo o Brasil
Agevisa realiza projeto piloto para implantação do Conjunto Mínimo de Dados da Atenção à Saúde e recebe convite da Anvisa para expor metodologia para técnicos de todo o Brasil
Governo de Rondônia divulga lista de alunos selecionados para cursos tecnológicos gratuitos
Alunos interessados em concorrerem ao processo seletivo para as vagas remanescentes podem se inscrever até 17 de novembro
Energisa está com vagas abertas para áreas da engenharia em Porto Velho
Os candidatos terão a oportunidade participar do processo seletivo de uma das melhores empresas para se trabalhar do país
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook