Fato inédito na eleição da OAB/RO, Movimento Juntos Pela Advocacia tem maioria feminina e presença de jovem na chapa principal

Com três advogadas na Diretoria Executiva, uma delas da jovem advocacia, Márcio Nogueira cumpre promessa de campanha na disputa pela Ordem dos Advogados do Brasil no estado

Yalle Dantas
Publicada em 13 de outubro de 2021 às 17:28
Fato inédito na eleição da OAB/RO, Movimento Juntos Pela Advocacia tem maioria feminina e presença de jovem na chapa principal

Márcio Nogueira, pré-candidato a presidente da OAB/RO, ao lado de Aline Silva (pré-candidata a secretária-geral, à esq.) e Larissa Rodrigues (pré-candidata a secretária-geral-adjunta, à dir.)

Pela primeira vez na história das eleições para a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia, as mulheres serão maioria em uma das chapas que vão concorrer à presidência da instituição.

As pré-candidatas Vera Paixão (vice-presidente), Aline Silva (secretária-geral) e Larissa Rodrigues (secretária-geral-adjunta) representam o Movimento Juntos Pela Advocacia, que tem Márcio Nogueira como pré-candidato a presidente da OAB/RO.

Vera Paixão é a pré-candidata a vice-presidente da OAB/RO na chapa do Movimento Juntos Pela Advocacia, liderado por Márcio Nogueira

O anúncio dos nomes das três foi feito pelas redes sociais de Márcio Nogueira na última semana. No vídeo, Aline e Larissa convidam Vera para ser vice na chapa que disputará a eleição no próximo mês.

"O 'Vamos Juntos' contempla toda a advocacia de Rondônia, com maioria de representação feminina e presença da juventude, unindo cada vez mais a capital e interior do nosso estado. Somos uma só OAB e nosso partido é a Ordem dos Advogados do Brasil", resume Vera Paixão.

A pluralidade de vozes e diversidade estão entre as bandeiras do Movimento Juntos Pela Advocacia. Para Aline Silva, essa é uma luta antiga das advogadas, que agora estão ocupando espaços que são delas por direito.

“Nós estamos vivendo um momento histórico. Em 45 anos de OAB Rondônia, nunca tivemos na Diretoria uma composição majoritariamente feminina. Então a importância desse momento, para nós mulheres, tem um significado muito grande. Um significado de luta, de que nós estamos avançando na nossa pauta”, comenta.

Com seis anos de inscrição na OAB/RO, Larissa Rodrigues reforça a importância da construção de uma Diretoria Executiva com maioria de mulheres, mas também com a inédita presença de um representante da jovem advocacia estadual. Para ela, é inegável o pioneirismo do Movimento Juntos Pela Advocacia em dar representatividade de fato, com voz e poder de decisão para as mulheres.

"É um divisor de águas nas eleições da OAB aqui em Rondônia ter mulheres e jovens em cargos relevantes, na Diretoria Executiva. Em relação à juventude, não tem como falar de representatividade se não tiver uma pessoa que entende as dificuldades da inserção do jovem advogado no mercado de trabalho, alguém que será a voz e decisão dessa categoria. Me sinto plenamente capaz de representar os jovens e as mulheres da advocacia rondoniense", diz.

Ordem mais diversa e plural

Márcio Nogueira afirma que tem orgulho de caminhar com lideranças femininas que fazem a OAB/RO cada dia mais diversa e plural.

“Nós temos vozes femininas que sentem as alegrias e as dores tão próprias do ser mulher. E essas vozes serão representadas na Ordem, para transformar esse cenário. Tenho certeza que as forças da Vera, Aline e Larissa trarão mais equidade às ações da nossa OAB”, explica.

Com a obrigatoriedade de compor a chapa com pelo menos 50% de mulheres, Márcio Nogueira e os demais advogados e advogadas que aderiram ao Movimento Juntos Pela Advocacia foram além.

"É hora de dar vez e voz às advogadas e aos jovens. E, para isso, há muitas transformações e trabalho a fazer. Tenho muito orgulho de caminhar ao lado de lideranças como Larissa Rodrigues, Vera Paixão e Aline Silva”, finalizou.

O outro integrante da Diretoria Executiva na chapa do Movimento Juntos Pela Advocacia é Marcos Donizetti Zani, pré-candidato ao cargo de tesoureiro.

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook