FGC alerta consumidores sobre fraudes envolvendo falsas ofertas de empréstimos
Estelionatários têm utilizado o nome da instituição para aplicar golpes no WhatsApp. FGC reitera que não atua como instituição financeira e não aborda consumidores para oferecer empréstimos
O Fundo Garantidor de Créditos (FGC), entidade privada e sem fins lucrativos que protege investidores, depositantes e correntistas nos casos em que instituições financeiras associadas são liquidadas e não conseguem honrar com seus pagamentos, esclarece que a entidade não atua como instituição financeira e não oferece e nem intermedia empréstimos a pessoas físicas ou jurídicas.
O FGC tem identificado casos de mensagens fraudulentas que circulam por WhatsApp em que estelionatários se utilizam do nome da instituição para enganar consumidores na oferta de empréstimos falsos. Nas abordagens, os criminosos apresentam dados que são públicos como justificativa para garantir que falam em nome do FGC.
Segundo um levantamento divulgado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) houve um aumento nas tentativas de fraudes financeiras no país durante a pandemia de covid-19. Neste período, as instituições registraram aumento de 80% nas tentativas de ataques de phishing - técnica de engenharia social usada para enganar usuários e obter informações confidenciais como nome, senha e detalhes do cartão de crédito. Para cometer as fraudes eletrônicas, os criminosos utilizam mensagens aparentemente reais, que podem começar por meio de e-mails que carregam vírus ou links e que direcionam o usuário a sites falsos. Ainda de acordo com a instituição, os golpes do falso funcionário e falsas centrais telefônicas cresceram 70%.
O FGC reitera que não aborda consumidores por WhatsApp, como no exemplo, ao lado. |
Sobre o FGC
O Fundo Garantidor de Créditos - FGC integra a rede de proteção do Sistema Financeiro Nacional (SFN). O Fundo atua para proteger depositantes e investidores por meio do pagamento de garantias, em casos de intervenção ou liquidação de instituição financeira associada, podendo também prestar suporte às instituições financeiras associadas, incluindo operações de liquidez. Com sede na capital paulista, o FGC é uma entidade privada sem fins lucrativos. Criado em 1995, tem o seu custeio e a constituição de suas reservas, destinadas ao cumprimento da missão, financiadas pelas contribuições mensais das instituições a ele associadas, bem como pela rentabilidade proveniente da aplicação desses recursos.
PF cumpre mandados de prisão em Rondônia e apreende arsenal de armas de groso calibre
As terras eram então divididas e vendidas a camponeses, com a falsa promessa de regularização
“Operação Prevenção” monitora cumprimento de medidas contra a covid-19 em espaços públicos e comércios
O funcionamento de casa de shows e boates, a venda de bebidas alcóolicas entre 3h e 6h da manhã passa a ser proibida
Empresário natural de Colorado mata a ex-esposa e se entrega a polícia em Rolim de Moura
Já na manhã do dia seguinte, um pedido de prisão preventiva foi deferido pela justiça e cumprido contra o empresário
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook