Filmes inspirados em obras literárias
Entre livros e quadrinhos, diversos filmes famosos são inspirados em obras da literatura
O cinema e a literatura sempre tiveram uma história muito próxima. Afinal, com a criação do cinema, houve um grande interesse das pessoas e dos estúdios de trazer as icônicas histórias das obras literárias para a tela grande, dando vida aos personagens e tornando real o que antes só podia imaginar.
E ao longo das décadas, são inúmeros os exemplos de grandes obras que foram adaptadas. Abaixo, conheça alguns dos filmes mais icônicos que percorreram esse caminho, desde clássicos nacionais até o primeiro passo da criação do universo da Marvel nas telonas.
O Auto da Compadecida
Um clássico da literatura brasileira, também se tornou uma das maiores referências do cinema nacional. O livro de Ariano Suassuna é de 1955 e a produção para o cinema é de 2000, que teve nomes de referência da teledramaturgia do Brasil, como Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Fernando Montenegro, Marco Nanini e Lima Duarte.
A história é uma aventura dos amigos Chicó e João Grilo, dois pobres do Nordeste, que vivem de golpes para sobreviver. Eles atormentam os moradores de um pequeno vilarejo no sertão da Paraíba, incluindo o temível cangaceiro Severino de Aracaju. Entretanto, quando Nossa Senhora aparece para eles, o destino da dupla muda para sempre.
Adoráveis Mulheres
Uma das adaptações mais recentes de clássicos aconteceu em 2019, com o filme Adoráveis Mulheres. Ele é baseado no romance “Mulherzinhas”, publicado em 1868 pela escritora Louisa May Alcott, dos EUA. Ambientada no século XIX, a trama acompanha a história das irmãs March, com cada uma procurando realizar os seus sonhos.
Uma delas é Jo, considerada o alter-ego de Alcott e que sonha em se tornar uma escritora. Entretanto, ela deve superar o preconceito e a desconfiança que a sociedade da época tem com a sua ambição. A versão de 2019 teve nomes de peso no seu elenco, como Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh e Laura Dern.
O Poderoso Chefão
O Poderoso Chefão é um dos filmes mais aclamados da história do cinema. Protagonizado por nomes de peso como Marlon Brando e Al Pacino, o longa é reverenciado por críticos e espectadores até os dias de hoje, narrando a história de um patriarca chefe do crime organizado e que deve lidar com a violência desse mundo, ao mesmo tempo que protege o seu legado e a sua família.
O que muitos podem não saber é que o filme é baseado no livro – igualmente aclamado - escrito por Mario Puzo e que foi publicado em 1969. Não por menos, um dos três Oscars que o filme ganhou foi de Melhor Roteiro Adaptado (os outros foram de Melhor Ator para Brando e Melhor Filme. O legado da obra persistiria ainda com o lançamento de Poderoso Chefão Parte II e III.
Clube da Luta
Clube da Luta pode não ter sido um fenômeno de bilheteria, mas rapidamente tornou-se um clássico cult que fascinou gerações desde o seu lançamento, em 1999. Revolucionário, polêmico e violento, a produção, estrelada por Brad Pitt e Edward Norton, é uma crítica ácida à sociedade consumista e a sua servidão ao sistema capitalista.
A obra adapta o livro de Chuck Palahniuk, lançado em 1996. O que muitos fãs podem não saber é que a história ganhou uma continuação em quadrinhos publicada em 2016, com uma trama igualmente insana e memorável para os fãs.
Um Sonho de Liberdade
O autor Stephen King é mundialmente famoso pela sua extensa bibliografia, sendo uma das principais referências do gênero de terror. Entretanto, uma das melhores adaptações de seus trabalhos é o filme “Um Sonho de Liberdade”, que adapta a novela “Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank”, que é parte do livro “Quatro Estações”.
A trama, protagonizada por Morgan Freeman e Tim Robbins, acompanha a história do bancário Andy Dufresne. Ele é duplamente condenado à prisão perpétua após ser acusado de matar a esposa e o seu amante. Ao chegar na cadeia, ele se depara com a violência, injustiça e opressão que toma conta desse ambiente. Entretanto, apesar do cenário adverso, ele se mantém firme na esperança de provar sua inocência.
Homem de Ferro
Fechando a lista está a adaptação de outro livro, mas de um gênero literário diferente: os quadrinhos. Entre diversas histórias que foram adaptadas nos últimos anos para os cinemas, é preciso destacar a adaptação de Homem de Ferro, de 2008, que deu início ao Universo Cinematográfico da Marvel – a maior franquia da história do cinema.
A obra retrata justamente a origem do super-herói, que até então não era tão conhecido no mundo como o Batman e o Homem-Aranha. O bilionário Tony Stark, interpretado brilhantemente por Robert Downey Jr., é capaz de montar uma armadura autossuficiente em uma caverna após sofrer um ataque da organização criminosa Os Dez Anéis no Afeganistão. E isso é o início da sua jornada para se tornar um herói de verdade.
Pais de João Pedro vão a Brasília cobrar justiça e entregam petição com 3 milhões de assinaturas ao Ministério da Igualdade Racial
Nesta quinta-feira (18), completam-se 3 anos do caso do adolescente morto durante operação policial no Rio de Janeiro; ação em Brasília contou com o apoio da Change.org
'Perdeu, Mané'! nossa liberdade está se esvaindo em fatias. Já chegamos na última?
Como dizia o pensador Friedrich Hayeck, “a liberdade não se perde de uma vez, mas sim em fatias!”. Estamos nós chegando à última fatia?
Banco da Amazônia participa da 5ª feira Rondônia Rural Show 2023
O evento oferece uma ampla área de exposição onde empresas de diferentes segmentos do agronegócio apresentam suas novidades em tecnologia, máquinas agrícolas, insumos, sementes e fertilizantes
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook