Fio, wireless ou Bluetooth: vantagens de cada tipo de conexão

Praticidade faz a adesão do Bluetooth aumentar, mas será que a troca realmente vale a pena?

Da redação
Publicada em 30 de agosto de 2022 às 16:25
Fio, wireless ou Bluetooth: vantagens de cada tipo de conexão

No trabalho, academia ou durante corridas, o fone de ouvido é o amigo indispensável de muita gente. A pouca durabilidade, contudo, faz com que a troca seja frequente — o que demanda um alto gasto com apenas um produto. Com o tempo, mais opções surgiram além dos tradicionais auriculares.

Nos últimos dois anos, o fone de ouvido bluetooth ganhou força. Sua praticidade e durabilidade atraíram usuários que não vivem sem música ou participam de reuniões on-line com frequência.

Os wireless estão tomando o lugar dos tradicionais fones com fio, mas será que vale a pena fazer essa troca? Qual a diferença entre os três tipos? Como fazer a escolha certa? Conheça mais sobre cada um deles e veja qual atende suas necessidades.

Fone com fio

O fone tradicional não necessita de nenhuma frequência para funcionar. Basta plugá-lo ao aparelho para ouvi-lo. Prático e relativamente versátil (não é simples conectá-lo a televisores, por exemplo), ele só necessita de uma entrada de 3,5 mm ou conector USB para funcionar. Contudo, costuma ser mais frágil tanto no plugue quanto nos próprios fones.

O fone com fio é o modelo com a maior gama de preços. É possível encontrar desde os mais simples, que custam em média R$20, até os mais potentes e resistentes, que oferecem qualidade de som e abafam ruídos externos.

A opção com fio é mais interessante para quem não leva o fone para todos os lugares, porém prioriza qualidade do som e experiência imersiva.

Fone Bluetooth

É o headset que utiliza a tecnologia Bluetooth para a conexão, substituindo os tradicionais plugues. Mais prático, pode ser conectado a diferentes aparelhos —, porém, é preciso deslogá-lo de um para emparelhá-lo a outro.

O fone Bluetooth também é uma ótima opção para quem deseja ver televisão sem incomodar outras pessoas. É preciso somente que o aparelho tenha conexão Bluetooth.

Apesar de não necessitar de cabo para conectá-lo a um aparelho, o headset pode ter um fio ligando os dois fones. Há também os headphones, mais utilizados por games ou por quem trabalha no formato home office. É uma opção interessante para quem os perde com facilidade.

Uma característica do fone Bluetooth é que ele precisa ser carregado. Para isso, vem com um case, que também deve ser carregado com certa frequência e permite que os fones sejam armazenados com segurança.

A tecnologia é também chamada de true/truly wireless stereo (TWS).

Fone wireless

“Wireless”, na verdade, não é uma tecnologia diferente das já mencionadas, e sim uma classificação para transmissão de dados que não necessite de fios. A internet Wi-Fi, por exemplo, é uma tecnologia wireless. Portanto, o fone Bluetooth é uma opção — atualmente, a mais viável — de fones wireless.

A maioria dos headsets wireless trabalha com banda de 2.4 GHz, a rede comum de frequência Wi-Fi.

Qual tecnologia escolher

Como visto, a escolha depende da necessidade do usuário.

Os fones Bluetooth trazem mais mobilidade, além de uma tecnologia mais moderna. Para quem gosta de praticidade, eles permitem que o usuário se desloque para longe do aparelho e continue desfrutando do som. Já os fones com fio unem custo-benefício, qualidade de som e abafamento de ruídos externos.

Corridas

Para quem corre, há opções tanto com quanto sem fios. Contudo, a tecnologia wireless (Bluetooth) permite que o atleta corra sem se preocupar com fios e, principalmente, em deixar o aparelho relativamente à mostra. Embora pequenos, seu design permite que eles fiquem totalmente encaixados nas orelhas, evitando acidentes durante a prática.

Distância

Os fones Bluetooth permitem que o usuário se afaste do aparelho. Portanto, ele pode conversar em uma webconferência, por exemplo, sem estar muito próximo do celular ou do computador. Contudo, a distância não é muito grande. Bons fones permitem uma distância de 8 a 10 metros, em média. Além disso, quanto mais distante o indivíduo estiver do transmissor, mais falha será a passagem de som.

Tecnologia

Com a demanda e a alta adesão, é provável que o mercado invista mais nos fones Bluetooth com o passar dos anos. A intenção é oferecer mais qualidade de som e de transmissão para que o usuário possa se distanciar do aparelho sem sofrer com falhas. Além disso, eles também receberão outras tecnologias agregadas.

Comentários

  • 1
    image
    carlos dias dos santos 09/06/2023

    Boa noite Leitor codigo de barra xyl8037/150923 nao estar funcionado gostaria de saber se tem o manual do mesmo ou substituto. Muito Obrigado Carlos Dias

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook