Fique em Rondônia, Energisa!

Os políticos deveriam parar com esta gritaria boba. Vivemos em um país capitalista e não socialista. Culpados, agora querem se redimir. Por que eles não lutam para estatizar a empresa? Por isso, eu não quero que a Energisa vá embora de Rondônia, por enquanto

Professor Nazareno*
Publicada em 11 de novembro de 2019 às 08:55
Fique em Rondônia, Energisa!

É com muita tristeza que vejo a malfadada classe política de Rondônia apontar suas baterias sujas e já desgastadas contra a Energisa, a concessionária de energia elétrica em terras karipunas. O ex-prefeito de Porto Velho, Dr. Mauro Nazif, chegou a espalhar panfletos, outdoors e cartazes pela cidade pedindo para a Energisa ir embora daqui. Um tal de coronel Chrisóstomo disse que também é contra os desmandos da injustiçada concessionária. Léo Moraes, outro deputado federal, esperneia como louco “para defender os rondonienses” desta companhia de eletricidade. A “toda poderosa” Assembleia Legislativa do Estado criou até uma CPI para investigar a atuação da herdeira da Ceron. “Tudo em vão, tudo para inglês ver”. Não creio que essa rompança vá dar em alguma coisa, pois foi essa mesma classe política que presenteou a Energisa.

Além do mais, a Energisa é uma empresa capitalista e não entrou na onda de privatizações para levar prejuízo. Para mim, ela é só alegria e satisfação. Depois que se instalou em Rondônia, a minha conta de luz só diminuiu. A cada mês a minha fatura vai só abaixando. Para se ter uma ideia, em setembro de 2019, por exemplo, gastei em minha residência exatos 656 quilowatts e paguei 566,33 reais. No mês seguinte, outubro de 2019, consegui diminuir a conta para 576 quilowatts no que importou em 496,42 reais. Em novembro, o consumo caiu mais ainda: 447 quilowatts e “apenas” 374,02 reais para pagar. Claro que muita gente vai dizer que tenho “gatos” aqui em casa. E respondo: tenho, sim! Três lindas gatas. A Alvinha, a Neguinha e a Éris. O que ninguém admite é que a Energisa me ensinou a economizar energia elétrica. Fiscalizem-me, ora!

Antes de a Energisa chegar por aqui eu pagava um valor bem mais alto pela energia consumida. Agora eu sou um ferrenho economizador. Ar condicionado eu tenho dois aqui em casa e além da manutenção semestral, eu os programo para funcionar só três horas por noite. É o suficiente. Apesar do calor infernal de Porto Velho, o ambiente fica resfriado a noite toda. Não há necessidade de eles ficarem ligados 10, 12 ou 14 horas ininterruptas gastando energia sem controle. Durante o dia, nada de ligar ar condicionado. Todas as lâmpadas de minha residência são de LED, para economizar. A geladeira não precisa de lâmpada, pois não somos cegos. Lavar roupa, só em finais de semana. Todos os aparelhos de eletrodomésticos aqui são desligados da tomada. Aquela luzinha acesa gasta muita energia num mês inteiro. Ações simples, resultados enormes.

É claro que a Energisa não é nenhuma santinha nesta barafunda toda. É uma empresa ambiciosa atuando num país esculhambado como o Brasil, onde muitos querem se dar bem à custa dos outros. E é até possível que a diminuição do valor mensal de minhas contas seja por causa da pressão que a empresa vem sofrendo. Mas sei que não é, pois estou atento e a minha meta é sempre gastar menos quilowatts a cada mês. O meio ambiente agradece e o meu bolso adora. Muitos rondonienses são folgados e querem ostentar, pois 72% já colocaram “gatos” e também não procuram economizar nada. Os políticos deveriam parar com esta gritaria boba. Vivemos em um país capitalista e não socialista. Culpados, agora querem se redimir. Por que eles não lutam para estatizar a empresa? Por isso, eu não quero que a Energisa vá embora de Rondônia, por enquanto. Privatizem mais: a Caerd, a ponte, as ruas, a cidade e também o Estado.

*É Professor em Porto Velho.

Comentários

  • 1
    image
    rogerio 21/12/2019

    em rondonia so usando energia solar mesmo,a energisa tem aprontado muito,pro consumidor pagar a conta deles,quem tiver interesse este curso e muito bom,e vai te ajudar economisar muita grana quando vc for instalar a sua, https://go.hotmart.com/A18655612I

  • 2
    image
    Liani 14/11/2019

    Apoio em diminuir o consumo de energia claro, mas e eu?? TENHO uma criança especial que faz uso de traqueostomia e por isso precisa de aparelhos pra aspiraçao precisar sem axpirado diversas vezes por dia, uma criança que nao pode ficar no calor pq se agonia e alem de assar seu pescoço por causa do uso do fio de amarar a traqueo, tenho que ficar com o ar ligado 24 horas por dia pra ele ficar bem, qual e a minha vantagem em ter essa empresa por perto ? Nunca paguei tao caro em uma energia como estou pagando agora

  • 3
    image
    Edson 14/11/2019

    ao ler os comentários, fico me perguntando, será se as pessoas conseguiram entender o que leram? mas Paulo Freire serve para isso mesmo, deixar as pessoas imbecis.

  • 4
    image
    Ferraz 13/11/2019

    "Nadando contra maré, escalando montanhas sem equipamentos básicos de seguranca, andando por cima das brasas, bobo da corte não era um cargo tão desprezível"

  • 5
    image
    Maria Lourdes 13/11/2019

    É muito triste ver sua falta de empatia...só porque não aconteceu algo com você não quer dizer seja a realidade de todos

  • 6
    image
    Ederson 13/11/2019

    E serio que eu perdi meu tempo lendo algo tao ridículo como isto.. Ta ganhando quanto pra fazer tanta besteira? Acha que esse textozinho sem inteligência vai mudar os fatos reais que 90% das pessoas gritam? Deveria ter vergonha.

  • 7
    image
    Junior 13/11/2019

    Vai se fuder seu otário, no mínimo e um babão do caralho da Energisa. Me diz a onde vc com ar condicionado ligado 3 horas numa noite vc vai ter seu quarto refrigerado a noite toda. Cuzao

  • 8
    image
    Leandro Lima 13/11/2019

    Concordo em partes com este professor; em relação a alguns políticos que apoiou antes e agora que se redimir. Não concordo em ele dizer que a luz abaixou depois da Energisa. Por mais que nós economize o povo não aguenta pagar essa energia. Pequenos empresários não estão aguentando manter seus comércios pois a luz vem muito cara e pra manter um pequeno restaurante com central de ar, e impossível economizar, e vários outros pontos que preoculpa a população de Pvh. Infelizmente tinha-mos uma ceron com um péssimo serviço, sempre pagamos preços abusivos e não temos o retorno que deveria ter. E agora vejo muitas coisas que está mudando ou melhorando em relação a antiga ceron, más infelizmente ainda acho um absurdo o valor que pagamos em Porto Velho, pois nós portovelhense fomos enganados com o papo de usinas aqui em Porto Velho que iria abaixar e blá blá blá. Como tudo que vejo pagamos caro e não temos o devido retorno e pelo o que temos deveríamos pagar menos. Por mais que faça de tudo para os que pagam seus impostos rigorosamente em dias, ainda falta muito a melhorar.

  • 9
    image
    Cledson 13/11/2019

    Eu não acredito que você pague só isso sem mexer no relógio. Pois eu pago 900 reais sem estar em casa. Não tenho frizer. Passamos o dia na rua. Consegue me explicar porque tanta diferença ?

  • 10
    image
    Anaclecia 13/11/2019

    Só um otário para fala que essa empresa e boa. Só pode ser comprado uma pessoa dessa😠😡

  • 11
    image
    Arnaldo 13/11/2019

    Fico feliz em saber que uma residência de todo estado de Rondônia diminuiu a conta.

  • 12
    image
    Arnaldo 13/11/2019

    Fico feliz em saber que uma residência de todo estado de Rondônia diminuiu a conta.

  • 13
    image
    Ubiranight 13/11/2019

    Rsrsrs cara, vc é um fanfarrão! Mas admito que me identifico muito com a maioria de suas irônicas críticas. Abraço!

  • 14
    image
    Luiz 12/11/2019

    Você deveria ter vergonha na cara e deixar de ser mentiroso

  • 15
    image
    Chico Bento 12/11/2019

    Bravo professor. Corretíssimo o seu texto. O povo de Rondônia é mesmo muito folgado, acabou a mamata da velha estatal perdulária que deixava roubar a vontade. Quero que a ENERGISA venha na minha casa vistoriar o meu medidor, pois não fiz e nem farei gato, e pago as minhas contas em dia, simples assim. VIDA LONGA A ENERGISA. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

  • 16
    image
    Mariana 12/11/2019

    Outra coisa caro Nazareno, estou usando lamparinas a querosene, economia fantástica!!

  • 17
    image
    Só na Real 12/11/2019

    Teu cu professor vai pra cuba Venezuela então

  • 18
    image
    Gilvaneide Gomes de Oliveira 12/11/2019

    Parabéns! Professor pela sua opinião eu concordo também se todos economizarem ganharia mais ?

  • 19
    image
    Natan 12/11/2019

    Acho meu camarada essa empresa uma e a pior q eu conheço na minha vida a cada fia pior qualidade zero ai da tao fazendo o q bem querem vc ai na capital pode sim pagar 500 10000 agora quem ganha um salario minimo q ja e um fracaso aguenta esse abuso nas contas de energia a energisa tinha q tomar e vergonha na cara

  • 20
    image
    José Valter Castro camelo 11/11/2019

    Boa noite queria saber quanto custa um kit sapato social número 38 ok

  • 21
    image
    Professor 11/11/2019

    Ao menos, a turma do Bostonaro está ávida para privatizar a educação...quando isso acontecer......vão ter muita saudade dos governos com pensamentos socialista, hem..

  • 22
    image
    Mariana 11/11/2019

    Corretíssimo o Nazareno, porque a classe política não se preocupou na privatização da Ceron? Agora choram o leite derramado? Não existe agência reguladora e ninguém para refrear a gula pelos lucros de uma empresa capitalista! Vamos seguir o exemplo do Nazareno, viva a volta dos ventiladores portáteis e do fogão a lenha!!

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook