Governo de Rondônia define encaminhamentos para celeridade aos processos de transposição dos servidores do Ex-território
Governo do Estado reforçou empenho em dar celeridade nos processos de Transposição, junto à União
Com o propósito de alinhar os próximos passos sobre a transposição dos servidores do Ex-território, foi realizada uma reunião, na sexta-feira (8), no gabinete da Casa Civil do Governo de Rondônia com representantes da Associação dos Servidores em Movimento de Transposição de Rondônia (Asmetron), juntamente com o governador Marcos Rocha, o deputado Federal Léo Moraes e a Procuradoria Geral do Estado.
O Governo do Estado definiu como encaminhamentos a produção de um calendário para trabalhar junto aos Estados que estão em consenso com a mesma pauta e alinhamento da meta de implantação de transpostos junto à bancada federal, em Brasília/DF.
A Associação, que acompanha os servidores federais em transposição, questionou o Governo sobre o andamento dos processos de transposição, que notoriamente observa-se a lenta caminhada das câmaras julgadoras. A presidente da Asmetron, Divina Eterna, reforçou o pedido ao Estado quanto à celeridade no que lhe cabe, de fornecer documentações aos servidores, que então podem montar o processo de acordo, agora, com a nova portaria n° 8.382, publicada em 31 de outubro, que confirma a transposição de aposentados.
“Estado ficou de janeiro (2019) a 21 agosto parado, até que foi julgado. Onde disseram o seguinte, a intenção era verificar três pontos: capacidade técnica da equipe que analisava em Brasília, falta de instrumentos que possibilitassem o andamento, e os quesitos utilizados para que efetivamente fosse considerado apto o servidor”, explicou o superintendente de Gestão de Pessoas (Segep), Silvio Luiz Rodrigues.
Dos processos avaliados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) foram pontuadas questões que deveriam ser melhoradas. Segundo Rodrigues, a comissão parou para acatar e acolher, a partir da nova portaria, as correções que o Tribunal fez.
Em 2019, apenas 193 servidores foram transpostos. De 30 mil processos, foram deferidos 7.997 mil servidores contratados até o ano de 1987. Destes, 5.410 mil já estão em folha de pagamento, os demais já compõem o quadro federal, mas aguardam para entrar em folha. Pelo menos, 3.300 mil aposentados devem compor o quadro federal, mas aguardam desde a publicação da Lei n° 13.681, de julho de 2018, que possam ser contemplados.
O deputado Federal Léo Moraes representou a bancada federal na reunião e considerou pressionar a efetividade e celeridade na conclusão dos processos em pausa para que os servidores passem a compor o quadro federal, o que pode “desonerar a folha (pagamento) e dar o poder de investimento”.
A Associação Asmetron demonstrou entendimento na vontade do Governo do Estado que está alinhado à União, mas questionou qual o encaminhamento possível para dar celeridade no que cabe ao Estado. Foi pedida atenção pelos servidores, que foram desbravadores do Ex-território, em maioria com idade superior a 50 anos, encontrados em situações de desânimo, doentes ou carentes financeiramente, assim como alguns que faleceram aguardando a transposição. “A Asmetron pede a intercessão do Governo aos órgãos competentes para dar celeridade nos processos de análise, julgamento e enquadramento na portaria. Eles depositam a esperança na transposição”, declarou a presidente.
O governador Marcos Rocha ressaltou o empenho do Estado em contribuir com o andamento dos processos de transposição, para que todos os servidores que aguardam o enquadramento sejam favorecidos, permitindo melhor desenvolvimento do Governo, pois também “desonera o Iperon (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos) e possibilita melhoria nos salários dos servidores estaduais”.
O procurador do Estado, Luciano Alves, aproveitou a ocasião para fazer um breve relato histórico acerca da transposição e explicou os processos de readequação. atendendo à nova portaria publicada em outubro deste ano. “Estamos com uma equipe em Rondônia trabalhando para dar celeridade aos processos e atender os servidores”, garantiu.
Os representantes do Estado e a Asmetron definiram como encaminhamentos a produção de um calendário, para trabalhar junto aos Estados.
Passagens aéreas para o verão! Ida e volta por apenas R$ 655 nos voos de Porto Velho
Valores podem ser parcelados em 12 vezes sem juros nos principais cartões de crédito
PF deflagra operação para investigar irregularidades em provas do Enem
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Fortaleza
Promotora de Justiça Sandra Leane Rotuno Vieira se aposenta após 27 anos de dedicação ao Ministério Público de Rondônia
Sua história, com certeza, será marcada pela atuação na área da Infância e da Adolescência, onde trabalhou por 20 anos
Comentários
Fico triste quando leio ou escuto o Estado dar prioridade apenas aos servidores que estão na ativa, são muitas famílias governador como a minha que tbm estamos aguardando, em situações difícil, desempregados, esses, os inativos! somos tbm eleitores e com certeza o estado economicamente será beneficiado, entendo tal atitude como falta de visão de ombridade com as famílias que a décadas esperam e não são assistidas, parece que não existimos é uma sensação horrível de abandono. Banco do Estado de Rondônia S/A. (BERON).
Nessa Bendita Portaria de nº 8.382 de 31 /10/2019, que regulamenta novamente a transposição dos servidores, foi incluso o art. 33, Inc. I e II, no qual está descrito que os processos administrativos serão suspensos se as Procuradorias Federais comunicarem que os requerentes já possuam ações judiciais. Ora, é sabido que no mínimo 99%(noventa e nove)por cento dos servidores, já ingressaram (individual ou coletivamente), via associações e sindicatos, com ações judiciais. Pois, desde a aprovação da PEC 60 no ano de 2009, já se passaram 10 anos e até hoje, milhares de processos administrativos não foram deferidos. Motivo que levou os interessados ingressarem judicialmente. e uma Coisa não obstaculiza a outra. É mais uma vez um meio de imperrar o andamento dos processos de opções.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook