Folhas servem de abrigo para Morcegos
Chamados de morcegos de tenda, espécie é estudada em UCs no Amazonas.
Morcegos da família Phyllostomidae têm o hábito de construir tendas sob folhas de palmeiras e outras plantas da floresta. (Foto:Giuliana Appel)
Algumas espécies de morcegos da família Phyllostomidae têm o hábito de construir tendas sob folhas de palmeiras e outras plantas da floresta – são os chamados “morcegos de tenda”. Esses morcegos mordiscam as nervuras das folhas para que elas se dobrem, formando abrigos contra a chuva e possíveis predadores.
A doutoranda Giulliana Appel, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), fez cinco registros dessas tendas em áreas de florestas contínua e secundária da Área de Relevante Interesse Ecológico Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (ARIE/PDBFF), do ICMBio, no Amazonas. Giulliana vem, desde o mestrado, estudando aspectos ecológicos de morcegos na unidade de conservação.
Sobre os Morcegos
Há uma grande diversidade de morcegos com pelo menos 1.400 espécies no mundo. Os morcegos de modo geral possuem baixa visão e para se localizar no ambiente e procurar alimento eles utilizam a eco localização, que é a movimentação através de ecos que retornam do ultrassom emitido.
A Amazônia é uma das florestas com maior riqueza de morcegos no mundo. A ARIE Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais é um projeto de conservação com 40 anos de experimentação em fragmentação florestal, sendo a área mais bem estudada da Amazônia, especialmente em relação aos morcegos.
Há um estudo indicando que 48 espécies de morcegos se abrigam em folhagens e árvores. Existem vários tipos de construções de tendas nas folhagens. Os estudos realizados sobre esse comportamento indicam que esses abrigos provêm um excelente esconderijo diurno, protegendo-os do sol e da chuva. Além disso, como as folhagens são leves, qualquer aproximação de possíveis predadores poderia ser notada facilmente.
Os morcegos de tenda se alimentam exclusivamente de frutos, cumprindo um papel ecológico importante como dispersores de sementes no ecossistema. No PDBFF, eles são uns dos maiores responsáveis por cultivar e manter a diversidade das florestas secundárias.
Lei que proíbe canudos de plástico começa a ser aplicada em São Paulo
Multa no estado pode resultar em multa de até R$ 5,5 mil
Ex-secretário de Saúde do Rio é condenado a 16 anos de prisão
Sérgio Côrtes foi secretário na gestão de Sérgio Cabral
Ministro do TST considera ilegal greve dos petroleiros
Ministro Ives Gandra autorizou Petrobras a impor sanções disciplinares
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook