Força tarefa fiscaliza supermercados na capital em proteção ao consumidor

Ao todo 20 homens fiscalizaram estabelecimentos em Porto Velho. A ação contou com a participação do Procon, da Policia Civil, da Vigilância Sanitária e do Ipem

Anayr Celina Fotos: Marcos Estolano
Publicada em 11 de novembro de 2019 às 09:15
Força tarefa fiscaliza supermercados na capital em proteção ao consumidor

As fiscalizações não prejudicam o estabelecimento, e sim garantem a confiabilidade dos produtos comercializados

A força tarefa reuniu equipes de fiscalização da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Deccon), da Divisão Municipal de Vigilância Sanitária (Devisa) em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem). Cerca de 20 homens fiscalizaram estabelecimentos da capital na sexta-feira (8) dando continuidade aos trabalhos que buscam proteger o cidadão.

Para o coordenador do Procon, Estevão Ferreira, a ação é de grande importância para Rondônia, sendo uma das primeiras, após a implantação da Gerência de Fiscalização nesta gestão. “O convite da Deccon veio ao encontro do nosso foco em proteger o consumidor. Já havíamos fiscalizado farmácias anteriormente e, agora, damos continuidade nos estabelecimentos comerciais. Estamos fazendo o que há décadas não foi feito: fiscalizando e conscientizando consumidores e empresários”, destacou o coordenador.

A orientação dos órgãos de proteção é redobrar a atenção nas promoções como Black Friday

O trabalho teve como foco analisar desde os preços dos produtos, qualidade, aparência, armazenamento dos itens e a documentação da empresa. Em alguns supermercados foram encontrados produtos com embalagens vencidas, deterioradas, sem preço, entre outros problemas. Segundo o gerente de fiscalização do Procon, Vitor Ferrare, um determinado estabelecimento recebeu autos de infração e teve mais de 40 produtos vencidos destruídos.

“É importante que a população saiba que com a criação da Gerência de Fiscalização, o Procon pode, agora, autuar, fazer apreensões e até interditar estabelecimentos. Na última semana nossos fiscais foram capacitados por equipes do Procon de Alagoas e estão colocando em prática todo o conhecimento adquirido, de forma que o cidadão possa fazer suas compras com segurança”, ressaltou.

Para empresários que atuam no ramo, a expectativa de aumento este ano é superior a 50%. A gerente de loja Rosane Siepamane, acredita que as fiscalizações não prejudicam o estabelecimento, e sim garantem a confiabilidade dos produtos comercializados.

“Nós fomos aprovados na fiscalização, e isso para nós é como uma certificação de que estamos atuando da forma correta, e agradecemos as orientações que nos deram sobre como melhorar ainda mais. É gratificante”, declarou a gerente.

Com a chegada das festividades surgem promoções relâmpagos como a famosa “Black Friday”, que promete grande diminuição nos preços. Mas a orientação dos órgãos de proteção é redobrar a atenção. “Nem tudo o que parece é real”, alerta Estevão.

Cartilhas educativas foram disponibilizadas nos estabelecimentos fiscalizados, como forma de conscientizar o consumidor. Helena Félix até parou as compras para observar o trabalho das equipes e parabenizou a ação. “Esse trabalho está de parabéns! Muitas vezes o consumidor acaba levando produtos danificados, estragados e fica no prejuízo. Com a fiscalização a gente se sente protegido”, afirmou a consumidora.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Fique em Rondônia, Energisa!

Fique em Rondônia, Energisa!

Os políticos deveriam parar com esta gritaria boba. Vivemos em um país capitalista e não socialista. Culpados, agora querem se redimir. Por que eles não lutam para estatizar a empresa? Por isso, eu não quero que a Energisa vá embora de Rondônia, por enquanto