Fórum Digital do TJRO é apresentado como boa prática no Inova Norte
Reunião sobre inovação no Poder Judiciário da Região foi organizada pelo CNJ, em Belém-PA
O Poder Judiciário de Rondônia participou esta semana em Belém, da Reunião sobre Inovação no Poder Judiciário da Região Norte – Inova Norte, que tem como objetivo disseminar a cultura da inovação e das boas práticas na atividade jurisdicional. A iniciativa reúne os órgãos judiciais como forma de apoiar o desenvolvimento dos laboratórios de inovação nos tribunais integrantes da Rede Renovajud. O Fórum Digital, já em funcionamento em duas localidades, foi apresentado pelo juiz Rinaldo Forti, secretário-geral do TJRO, como uma boa prática institucional, durante o Painel "Acesso à justiça na perspectiva amazônica”.
A iniciativa do TJRO, em parceria com as prefeituras, reúne num mesmo espaço, mais de 35 serviços de nove órgãos diferentes do sistema de Justiça, com o objetivo de ampliar o acesso do cidadão aos serviços do Estado.
Autoridades
O encontro em Belém reuniu representantes dos diversos segmentos do Judiciário no Acre, no Amapá, no Amazonas, no Pará, em Rondônia, em Roraima e em Tocantins.
Na abertura, a ministra Maria Thereza de Assis Moura, corregedora Nacional de Justiça, destacou a importância do evento para o aperfeiçoamento do judiciário, a partir da troca de experiências e resultados de inovações pensadas para atender melhor ao cidadão. Também participaram da solenidade inaugural do Inova Norte, a presidente do TJPA, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro e a conselheira do CNJ e coordenadora do Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS), Salise Sanchotene.
A desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, proferiu apresentação sobre as Políticas de Ampliação do Acesso à Justiça na Região Amazônica. A juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça de Rondônia, Inês Moreira da Costa, também participou do evento, com contribuições aos debates durante os painéis.
Como funciona o Fórum Digital
Com a estrutura de comunicação e internet montada, é possível não só realizar consultas ou iniciar um processo judicial, mas até mesmo participar de audiências judiciais, entre outros atos proporcionados pelo uso da tecnologia. Com a pandemia, muitos dos serviços online da Justiça se popularizaram e foram ampliados. Mas para parte da população, até mesmo o acesso à rede mundial de computadores representa uma dificuldade, de modo que a instalação do Fórum Digital proporciona a conexão com os serviços disponíveis na rede.
Como explicou o juiz Rinaldo Forti, nesse contexto amazônico, a atuação da Justiça se torna mais próxima das pessoas, na medida em que evita deslocamentos, gastos com alimentação e hospedagem, para quem teria de viajar mais de 300 km para acessar o serviço, como os moradores de Extrema de Rondônia, distrito de Porto Velho onde funciona um dos dois Fóruns Digitais. Em Mirante da Serra, outro município onde já funciona o Fórum, o acesso evita viagens até a sede da comarca, que fica a cerca de 60 km.
Desafio de contratar de forma mais sustentável é tema de encontro no TJRO
A secretária geral de administração do Tribunal de Contas do Estado, Cleice Pontes, abriu a sua fala propondo uma reflexão sobre o perfil do mercado, matrizes, forma de organização para prestação de serviços, políticas de inclusão e responsabilidades social e ambiental
TJRO empossa novos servidores aprovados no concurso de 2021
Cinco servidores de área administrativa serão lotados em unidades da comarca de Porto Velho
MP firma acordo para que Município construa estação de transbordo de resíduos sólidos
Ação civil pública proposta pelo MP no Poder Judiciário já cobrava que o Município cumprisse a norma, implementando as medidas agora constantes no TAC
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook