Glossário explica diferenças entre abusos do poder político e econômico
Abusos de poder caracterizam interferência ilegal e afetam a normalidade de uma eleição
Entre os mais de 300 verbetes que disponibiliza ao cidadão no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Glossário Eleitoral Brasileiro traz as definições de abuso do poder político e abuso do poder econômico, condutas proibidas pela legislação eleitoral.
De acordo com o Glossário Eleitoral, o abuso do poder político ocorre nas situações em que o detentor do poder se vale de sua posição para agir de maneira a influenciar o eleitor. Caracteriza-se, dessa forma, como ato de autoridade exercido em detrimento do voto.
Por sua vez, o Glossário esclarece que o abuso do poder econômico, na esfera eleitoral, está relacionado ao uso excessivo, antes ou durante a campanha, de recursos materiais ou humanos que representem valor econômico, buscando beneficiar candidato, partido ou coligação, afetando, assim, a normalidade e a legitimidade das eleições.
Os abusos do poder político e econômico são condutas ilegais praticadas nas campanhas eleitorais e ocasionam – se comprovadas – a inelegibilidade do candidato por oito anos, entre outras punições, de acordo com a Lei de Inelegibilidade (Lei Complementar nº 64/1990).
O Glossário
O Glossário Eleitoral Brasileiro contempla mais de 300 verbetes dispostos em ordem alfabética, com informações históricas e referências.
O serviço, que pode ser acessado com facilidade pelo usuário ou usuária, é uma importante fonte de pesquisa para quem deseja conhecer ou se aprofundar na evolução do processo eleitoral do país.
O DIA NA HISTÓRIA - 06 DE MAIO!
2001 — O Papa João Paulo II se torna o primeiro papa a entrar em uma mesquita, na Síria
Energisa descumpre leis, faz vistorias e retira medidores sem avisar clientes
E tudo isso sem que se conheça ações do Ministério Público de Rondônia e do Procon na defesa coletiva dos consumidores em relação ao flagrante descumprimento destas leis estaduais
Trabalho da diretora Orquídea Sousa consolida ações do Sinjur em favor de seus filiados
Na engrenagem dessa máquina de sucesso, está uma das “peças chave” que é a assistente social Orquídea Monteiro de Sousa. Oriunda do TJ, atualmente ela ocupa o cargo de diretora-sócio assistencial
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook