Governo cria plano de trabalho para zerar fila de cirurgias eletivas
Reunião contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, e do adjunto Maxwendell Gomes Batista
Vereadores, deputados, prefeito, técnicos, secretários e conselheiros de saúde, além de representantes de outros segmentos sociais, participaram nesta quinta-feira (29), na Câmara Municipal de Cacoal, do IV Encontro da Frente Parlamentar de Vereadores, em prol da Macroregião II de Saúde de Rondônia. A pauta de discussão incluiu a necessidade de melhorias nos hospitais Heuro e Regional, principalmente no que diz respeito a cirurgias eletivas, especialidades médicas, consultas e exames.
O encontro foi coordenado pelo vereador Edimar Kapiche (PSDB), presidente da frente e contou com a participação do secretário de Estado da Saúde (Sesau), coronel Jefferson Ribeiro da Rocha e do adjunto, médico Maxwendell Gomes Batista. Eles ouviram os questionamentos dos representantes dos municípios e explicaram as medidas que podem ser tomadas para resolver os problemas. “Estamos trabalhando para finalizar, agora no mês de julho, o plano de trabalho para solucionar a questão das cirurgias eletivas”, disse o secretário, explicando que o assunto é prioridade para o governador Marcos Rocha (União Brasil). Segundo ele, na pauta de melhorias está também a contratação de profissionais para suprir a carência de especialidades médicas.
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) frisou que a Assembleia Legislativa está empenhada junto ao Governo do Estado para implementar as mudanças necessárias para melhorar o atendimento de saúde em Rondônia. “A Assembleia está disposta a contribuir, se é preciso votar a favor dessas melhorias, vamos votar”, afirmou.
Cirone Deiró informou também que já havia participado de uma reunião no início da semana, sobre os encaminhamentos que estão sendo feitos pelo Governo do Estado no sentido de resolver os problemas enfrentados no setor. Segundo ele, entre as prioridades do Governo do Estado, atualmente, está a de zerar a fila de cirurgias eletivas e de garantir a oferta de especialidades médicas. “Hospitais locais também vão poder se credenciar para prestar o atendimento, porque o nosso objetivo é fortalecer o município, para que o paciente possa ser atendido em sua cidade”, explicou.
Em relação ao trabalho que já vem sendo realizado com o objetivo de melhorar o atendimento de saúde do Estado, Cirone Deiró citou também a entrega feita pelo governador Marcos Rocha, na semana anterior, de cheque no valor de R$ 40.999.407,15 (quarenta milhões, novecentos e noventa e nove mil, quatrocentos e sete reais e quinze centavos) ao Projeto Compartilhando Saúde, para secretários de saúde de 36 municípios de Rondônia. O recurso destinado ao projeto é próprio do Governo do Estado, para contratação de leitos cirúrgicos/clínicos, rede urgência e emergência, cirurgias eletivas gerais e ortopédicas, e atendimento materno infantil. “É mais uma iniciativa que vem ao encontro de nossa proposta de fortalecer os municípios, facilitando a vida do paciente e diminuindo custos para os cofres públicos”, disse Cirone Deiró.
Dois 5X2 históricos
TSE deu aos brasileiros a certeza de que o nome infame de Jair Bolsonaro não estará na urnas eletrônicas nos próximos oito anos
Por 5 votos a 2, TSE torna Bolsonaro inelegível por oito anos
Ex-presidente só poderá voltar a disputar eleição em outubro de 2030
Ameron realiza reunião institucional com o deputado Maurício Carvalho, líder da bancada de Rondônia, em Brasília (DF)
Durante a visita, a juíza Euma Tourinho destacou a importância de estreitar os laços entre a Ameron e a bancada de Rondônia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook