Governo de RO oficializa Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade
O Plano busca proporcionar a construção de fluxos e procedimentos para as ações educacionais no sistema prisional

O Plano visa proporcionar a construção de fluxos e procedimentos para as ações educacionais no Sistema Prisional
O governo de Rondônia deu um importante passo em direção à reintegração social ao formalizar, na sexta-feira (21), por meio de Termo de Cooperação Técnica, no auditório do Conselho Estadual de Educação, em Porto Velho, o Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade do Sistema Prisional 2025-2028. A proposta visa garantir ações de alfabetização, bem como o ensino fundamental e médio, com foco na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Elaborado em parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Plano objetiva proporcionar a construção de fluxos e procedimentos para as ações educacionais no Sistema Prisional. Essa iniciativa pretende transformar a educação em uma ferramenta vital à promoção da ressocialização dos internos. A cooperação entre os órgãos responsáveis busca promover a remissão de pena por meio de atividades educativas, ofertadas pelos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos, a fim de possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional dos internos, preparando-os para a reinserção social.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa reforça a educação como uma ferramenta importante de mudança. “A educação transforma vidas, e é fundamental no processo de reintegração social para construirmos uma sociedade cada vez mais segura. Com o plano, o governo intensifica o comprometimento em oferecer oportunidades reais para aqueles que desejam reconstruir suas vidas.”
NOVAS OPORTUNIDADES
A assinatura ocorreu no auditório do Conselho Estadual de Educação, em Porto Velho
No Sistema Prisional, a educação é um caminho para a reintegração social, aliada à capacitação profissional e ao trabalhado durante a custódia, e se configura como uma importante ferramenta de ressocialização no pós-cumprimento de pena. A educação possibilita novas oportunidades, desenvolvimento de habilidades, e contribui para a redução da reincidência criminal.
Durante a solenidade, a diretora-geral de Educação, Irany Oliveira, enfatizou o papel da educação na ressocialização. “Nosso objetivo é garantir que cada pessoa privada de liberdade tenha acesso ao conhecimento e à formação acadêmica. Isso não só amplia suas perspectivas de futuro, mas também reduz a reincidência criminal, proporcionando maior facilidade de acesso ao mercado de trabalho.”
O secretário da Sejus, Marcus Rito, enfatizou a importância da assinatura do Termo. “Este esforço conjunto representa um avanço significativo na abordagem educacional no sistema prisional, contribuindo para a ressocialização em nosso estado, que deve ir além do cumprimento de pena. Através da educação, estamos criando condições para que essas pessoas possam voltar ao convívio social com novas perspectivas e oportunidades.”
Serviços e atividades voltadas à segurança viária são realizados pelo Detran-RO
O governo de Rondônia participou do encerramento do projeto “MP Itinerante 2025”, oferecendo vários serviços, além de atendimentos presenciais relacionados à habilitação e veículos
Governo de RO destina área para ampliação do Fórum
Na ocasião, por meio da Sepat, foram entregues o Termo de Destinação e Responsabilidade e a chave do imóvel, localizado ao lado do novo Fórum
Ibama apreende e doa mais de 1.000 m³ de madeira ilegal em RO
O comércio ilegal do produto florestal ocorreu em empresa embargada desde 2022
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook