Governo de Rondônia lança Painel de Gestão de Contratos; ferramenta vai dar transparência ao andamento de processos

O Painel de Gestão de Contratos é uma ferramenta de TI ao alcance dos gestores da Sugesp e de órgãos vinculados, permitindo o controle do andamento, execução e fiscalização de contratos em tempo real

Cleuber Rodrigues Pereira e Assessoria da Sugesp Fotos: Antônio Lucas e Edcarlos Carvalho Secom - G
Publicada em 07 de dezembro de 2020 às 14:54
Governo de Rondônia lança Painel de Gestão de Contratos; ferramenta vai dar transparência ao andamento de processos

O Painel de Gestão da Sugesp é nova ferramenta de TI que vai possibilitar o acompanhamento, o controle e fiscalização dos contratos da pasta e dos vinculados

A Superintendência Estadual de Gestão de Gastos Públicos Administrativos (Sugesp) concluiu esta semana o seu Painel de Gestão de Contratos, uma ferramenta da tecnologia da informação (TI) que ao alcance dos gestores da Superintendência e de seus órgãos vinculados vai permitir o pleno controle do andamento, execução e fiscalização de seus contratos, tudo em tempo real.

Segundo João Pablo Claudino Lima, diretor de Gestão, Suprimentos e Logística da Sugesp, o Painel de Gestão é um dos instrumentos da administração do órgão inserido no Planejamento Estratégico, e constitui-se em um material que visa auxiliar os servidores que lidam diariamente com contratos, de uma forma clara e objetiva, além de subsidiar o ordenador de despesa na tomada de decisões e no pleno controle do andamento e execução dos contratos sob sua responsabilidade.

Desenvolvida e construída com o apoio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), a nova plataforma vai otimizar o conjunto das atividades de gerência, incluindo também a adoção de atos e a fiscalização dos contratos de todos os órgãos vinculados. Segundo o diretor da Sugesp, o trabalho desenvolvido sob a liderança e comando do titular da Superintendência, Carlos Lopes, obedeceu um rigoroso planejamento e esforço geral medido por etapas até chegar a parte final, com a definição e criação de novos instrumentos legais, como a instrução normativa, o manual de gestão de contratos e painel de gestão e capacitação de gestores e fiscais, que vão facilitar o trabalho e darão segurança aos gestores.

O diretor da Sugesp João Pablo demonstrou que o universo das ações do órgão é consideravelmente grande, a começar pelo número volumoso de contratos geridos pela própria pasta e pelos órgãos vinculados, e que o processo de gestão de contratos estabelece o gerenciamento destes, desde a criação até a execução. Diretamente, as principais atividades abrangem o acompanhamento e a análise de desempenho em relação aos termos do contrato para maximizar o resultado operacional e mitigar riscos formais e consequentemente financeiros.

Por seu turno, o superintendente da Sugesp, Carlos Lopes, explicou que gerir contratos é um dos maiores gargalos da administração pública, e por isso buscou dar atenção a essa peculiar parte, por meio eficiente, objetivando resultados eficazes. “Disponibilizar ferramentas aos servidores que estão na ponta e capacitá-los é de suma importância para alcançar a efetividade na gestão. Aliás, o atual Governo de Rondônia vem pautando-se nessa linha de gestão, visando a excelência na Administração. Estou muito feliz com a concreção do Painel de Gestão de Contratos, além de centralizar todas as informações, gerando uma segurança e controle dos contratos, posso ver a finalidade dessa pasta, se cumprindo”, declarou Lopes.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook