Governo de Rondônia publica o Decreto nº 26.970 que desobriga o uso de máscaras em locais externos e internos no Estado
Decreto foi publicado com base no número de reduções expressivas nos casos de covid-19 em todo o Estado
Decreto entra em vigor em todo o Estado a partir desta segunda-feira (14), após publicado no Diário Oficial do Estado.
O Governo de Rondônia publicou nesta segunda-feira (14), o Decreto nº 26.970, que dispõe sobre desobrigação de uso de máscaras faciais em ambientes externos e internos no estado de Rondônia e dispensa prévia comprovação de vacina para acesso e permanência em estabelecimentos públicos e privados e revoga dispositivos do Decreto n° 26.134, de 17 de junho de 2021.
Este decreto, que entra em vigor na data de hoje, tem base na redução expressiva de casos de contaminação pela covid-19 no estado de Rondônia, pois em 23 de janeiro de 2022, a inteligência computacional identificou que a velocidade de subida dos casos ativos da covid (pessoas ainda não curadas) iniciava uma tendência de queda.
Foi considerando o quantitativo de rondonienses imunizados com 1ª dose da vacina contra covid-19, totalizando 1.267.970 (um milhão, duzentos e sessenta e sete mil e novecentos e setenta) vacinados, representando o percentual de 75,43% e o quantitativo de rondonienses com 2ª dose/dose única, totalizando 1.076.281 (um milhão e setenta e seis mil e duzentos e oitenta e um) vacinados, representando o percentual de 64,10%.
Conforme o artigo 1° do decreto é facultado em todos os ambientes, externos ou internos, sem limitação de pessoas, o uso de máscara facial no âmbito do estado de Rondônia como medida não farmacológica contra a covid-19, não podendo qualquer opção ser motivo para a recusa ou restrição do seu acesso.
Além disso, os cidadãos estão dispensados de apresentarem qualquer tipo de comprovante de vacinação contra a covid-19, para acesso e permanência nas dependências de estabelecimentos públicos e privados, nos termos das Leis nº 5.178 e nº 5.179, ambas de 9 de dezembro de 2021.
O decreto ainda permite a realização de todas as modalidades de eventos, sem limitação de capacidade de pessoas e sem restrição de horário. Em casos de suspeita de síndrome gripal, como tosse, dor de garganta, coriza ou com dificuldade respiratória, será obrigatório o uso de máscara em ambientes internos quanto externos.
RECOMENDAÇÕES
Ainda conforme o Decreto nº 26.970, é preciso manter as recomendações de higiene para evitar o contágio do coronavírus, tais como: higienização frequente das mãos com água e sabão, álcool em gel ou líquido. Também deverá ser ampliada a frequência de limpeza dos pisos, maçanetas e banheiros com álcool líquido, solução de água sanitária e manter em todos os ambientes álcool 70%.
As visitas e o acesso em estabelecimentos penais estaduais, de saúde e instituições asilares, deverão seguir a orientação sanitária dos gestores de suas respectivas pastas.
Caso haja algum motivo de o Comitê Interinstitucional de Prevenção, Verificação e Monitoramento dos Impactos da covid-19 identificar um novo aumento do número de casos em todo o Estado de Rondônia, as medidas poderão ser revistas.
Revista da Advocacia de Rondônia homenageia o Vale do Jamari com uma edição especial
A Revista foi criada em junho de 2020 e tem como principal perfil a publicação bimestral, com escolha de um macrotema que é abordado por advogadas e advogados de todo o Estado
Sucessão tem só um nome confirmado, mas tudo pode mudar do dia para noite, na política rondoniense
Ao final da matéria, assista ao tutorial sobre como destinar parte do IR para Fundos da Infância e Juventude e do Idoso
Sindicato alerta aos trabalhadores que o uso de máscaras deve ser mantido, principalmente no ambiente de trabalho
O Sindicato entende que, mesmo com a liberação oficial do governo estadual, ainda não é o momento da população se descuidar
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook