Governo fecha fronteiras terrestres com países sul-americanos
Medida visa a diminuir disseminação do novo coronavírus
© Ricardo Moraes/Reuters/direitos reservados
O governo federal publicou portaria hoje (19) restringindo a entrada de estrangeiros pelas fronteiras com países sul-americanos em razão da pandemia do novo coronavírus.
Fica restrita a entrada por via terrestre de pessoas dos seguintes países: Suriname, Guiana Francesa, Guiana, Colômbia, Bolívia, Peru, Paraguai e Argentina. A limitação para a Venezuela já havia sido divulgada ontem (18). A fronteira com o Uruguai será objeto de uma portaria específica, uma vez que os dois governos ainda analisam a melhor solução.
A medida foi recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em nota técnica elaborada pela equipe do órgão. A justificativa é o risco de contaminação e disseminação do novo coronavírus.
Brasileiros continuam podendo entrar no Brasil vindo dos países mencionados. Imigrantes com autorização de residência definitiva no Brasil e profissionais em missão de organismo internacional ou autorizados pelo governo brasileiro também poderão entrar no país.
Ficam permitidos também o tráfego de caminhões de carga, ações humanitárias que demandem o cruzamento das fronteiras e a circulação de cidades “gêmeas com linha de fronteira exclusivamente terrestre”.
Quem desobedecer as determinações poderá ser processado penal, civil e administrativamente, além de ser deportado e impedido de solicitação de refúgio.
Portaria detalha uso das Forças Armadas em apoio contra a Covid-19
Determinações são comuns à Marinha, Exército e Aeronáutica
TSE diz que não pode alterar calendário eleitoral
Tribunal mantém prazo de filiação para 4 de abril
Laboratório Central de Rondônia começa a fazer exames para detectar o coronavírus
As amostras suspeitas são coletadas pelo Centros Estratégicos de Vigilância em Saúde (Cievs) de cada município e enviadas ao Lacen
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook