Governo lança Documento de Transporte Eletrônico (DT-e)

A medida busca desburocratizar e reduzir os custos logísticos do transporte de cargas no Brasil

Julia Veroneze/Imagem: divulgação | internet
Publicada em 07 de junho de 2021 às 10:38
Governo lança Documento de Transporte Eletrônico (DT-e)

O governo federal anunciou, em maio, o lançamento do programa “Gigantes do Asfalto”, que apresenta um conjunto de medidas para desburocratizar e reduzir os custos logísticos do transporte de carga no país. O pacote inclui a criação do Documento de Transporte Eletrônico (DT-e), que digitaliza e unifica dezenas de documentos exigidos em papel.

Com foco nas condições de trabalho de caminhoneiros autônomos, o DT-e, além de condensar cerca de 40 documentos, também diminui o tempo de paradas em fiscalizações e pode ser utilizado como meio de formalização da atividade e comprovação de renda.

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), caminhões chegam a ficar até seis horas parados para resolver questões burocráticas e de fiscalização. Dessa forma, ao reduzir o tempo de trâmite dos processos administrativos, a ação agiliza o trabalho do profissional e torna os custos logísticos menores.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o uso experimental do DT-e começa neste mês, de modo não obrigatório, em determinadas rotas e com cargas de granel sólido vegetal. A previsão é que o documento digital passe a ser obrigatório a partir do primeiro semestre de 2022.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook