Governo pode acolher mudanças propostas por Cassol na Medida Provisória da transposição

Depois de muitos anos de expectativa, os servidores do ex-território de Rondônia que aguardam a transposição e o reenquadramento para os quadros da União devem ter a situação finalmente resolvida.

Assessoria
Publicada em 03 de abril de 2018 às 16:28
Governo pode acolher mudanças propostas por Cassol na Medida Provisória da transposição

A Comissão Mista de parlamentares que analisa o texto da Medida Provisória 817/18 iniciou nesta terça-feira (3), a análise do relatório do senador Romero Jucá (MDB-RR). A MP regulamenta  três emendas constitucionais (60, de 2009; 79, de 2014; e 98, de 2017) que regulamentam a transposição de servidores dos ex-territórios de Rondônia, Amapá e Roraima para os quadros da União.

No total, o senador Romero Jucá acolheu 67 das 127 emendas apresentadas pelos parlamentares ao texto da medida.  Nesta terça feira, (3), deputados e senadores pediram vista coletiva do relatório de Jucá. A previsão é de que o parecer seja votado pela Comissão na próxima terça-feira, (10).

Emenda Cassol ​

Várias modificações propostas pelo senador Ivo Cassol foram acolhidas por Romero Jucá. Com a iniciativa, será possível atender servidores da Polícia Civil de Rondônia, Beron, Caerd, Emater, professores e demais autarquias. Cassol também conseguiu estender a possibilidade de transposição ]aos servidores aposentados que poderão deixar os quadros do estado para integrarem o quadro da União. Outra iniciativa do parlamentar garante que as vantagens pessoais e gratificações individuais adquiridas pelos servidores sejam mantidas após a transposição, observado os limites da legislação vigente.  “Ocorre que muitos servidores que já fizeram a transposição e dão entrada na aposentadoria estão levando um baque, sofrendo uma drástica redução salarial com o corte dos quintos ou gratificações, ou seja, a lei 8.112 dispõe que o servidor para fazer jus e incorporar na aposentadoria deverá estar no cargo a no mínimo a 5 anos ou receber proporcional”, explica Cassol.  Depois da aprovação do relatório pela comissão mista, o texto ainda terá que ser votado pelo plenário da Câmara dos Deputados e do Senado. “Essa é uma briga antiga minha, garantir justiça para aqueles que ajudaram a abrir o Estado de Rondônia. A minha grande alegria é que muitos servidores que já haviam perdido a esperança serão beneficiados”, afirmou Cassol.

Comentários

  • 1
    image
    francisco carlos souza 04/04/2018

    Essa sessão foi marcada por baixaria e xingamentos, triste senado brasileiro.

  • 2
    image
    Gislene 03/04/2018

    Sempre em ano eleitoral esses povos vem querendo dizer que faz alguma coisa, por que não mostram que trabalham durante o mandato deles? E que durante o mandato eles estão maquinando como beneficiar a si próprio ai não tem tempo, ai.....em ano eleitoral e hora de correr atras pra não perder a mordomia, políticos tem e que tomar vergonha na cara.

  • 3
    image
    Oto 03/04/2018

    Obrigado Fátima Cleide, esses aproveitadores podem pegar carona, mas o projeto foi iniciativa sua. Apenas um mandato conseguiu articular e fazer muito mais por Rondônia do que esses granfinos que já estão mofando as cadeiras da Câmara e do Senado.

  • 4
    image
    joao 03/04/2018

    Porque será que esse senador está tentando se aparecer tanto agora, esse cidadão era pra está preso.

  • 5
    image
    cremildo 03/04/2018

    `E este trem da alegria que atrapalha, quem tem direito de verdade. Cassol nunca acreditou na transposição, ele sempre dizia que isto não dava certo, agora que incluir todo o estado de Rondonia é brincadeira. Claro que a União não vai aceitar, ai vai atrasar ainda mais... brincadeira tem hora......

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook