Governo promove capacitação na próxima terça-feira para unificar e melhorar atendimento aos migrantes
“O objetivo dessa capacitação é integrar um protocolo único para facilitar o atendimento, de forma que todos saibam quantos são os migrantes no Estado, onde estão, entre outros pontos com vistas a proporcionar melhor assistência do Estado a esse público, em parceria com os demais órgãos federais e municipais”
Secretária Luana tem se reunido com representantes de todos os órgãos envolvidos na acolhida aos migrantes
Visando à construção de mecanismos que melhorem o atendimento aos migrantes em Rondônia, o Governo de Rondônia vem discutindo essa pauta, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social, com a participação de outros órgãos das esferas estadual, federal e municipal. Para alinhar as ações, a Seas realizará na próxima terça-feira (12), das 9h às 11h, no auditório da Secretaria de Estado da saúde (Sesau), em Porto Velho, capacitação com a presença de representantes de todos os órgãos envolvidos. A proposta é que o atendimento seja unificado e efetuado dentro do Sistema Estadual de Cadastro de Benefícios (Siscab).
Estão envolvidos órgãos, como Ministérios Públicos, Polícia Federal, Defensorias Públicas, Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família de Porto Velho, que é a responsável direta pelos abrigos e casas de passagem, além da Cáritas e outras instituições.
“O objetivo dessa capacitação é integrar um protocolo único para facilitar o atendimento, de forma que todos saibam quantos são os migrantes no Estado, onde estão, entre outros pontos com vistas a proporcionar melhor assistência do Estado a esse público, em parceria com os demais órgãos federais e municipais”, disse Fabiane Passarini, coordenadora da Assistência Social da Seas, que ministrará a palestra.
A secretária e primeira-dama Luana Rocha tem ressaltando, que o Estado compreende que é uma situação que pegou a todos de surpresa, sem planejamento no orçamento do ano, por isso vem propondo esse trabalho em conjunto, por entender a importância e a complexidade que essa situação exige.
Por orientação do governador Coronel Marcos Rocha e da secretária Luana, esses órgãos e instituições têm se reunido para discutir a criação de um Comitê, elaboração e fortalecimento do fluxograma de atendimento (com a criação de cartilha e mapa com orientações sobre serviços da rede voltada para o migrante) e a criação do Decreto para nomeação e formalização de assuntos técnicos sobre a Política de Migração no Estado.
Ainda por meio da Seas, o Estado também está vendo a possibilidade de auxiliar o município de Porto Velho, onde há maior número de migrantes, com aquisição de alimentos para a unidade de acolhimento Albergue Cosme e Damião, onde há pelo menos 39 abrigados, enquanto outras famílias, sobretudo venezuelanas, para sobreviverem pedem contribuições da população nos semáforos. A ajuda é para alimentos e pagamento do aluguel de imóveis.
Inep proíbe aplicadores do Enem de usarem celular nas salas de prova
A regra vale para os 147,6 mil fiscais de sala; 29,5 mil fiscais volantes; 147,6 mil chefes de sala, e os 5,5 mil aplicadores especializados, que são os intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), ledores, transcritores, entre outros
Provas do Enem no domingo ocorrem em quatro fusos horários diferentes
A aplicação segue o horário oficial de Brasília e pode acontecer até duas horas antes em sete estados
5 sites para encontrar passagens aéreas baratas
É só escolher o destino e começar sua pesquisa
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook