Governo propõe extinção de municípios com dificuldade de arrecadação
Cidades com menos de 5 mil habitantes seriam incorporadas
Municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% da receita total serão incorporados pelo município vizinho. O ponto consta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo, enviada hoje (5) pelo governo ao Senado.
A PEC também estende as regras da execução do Orçamento federal aos estados e municípios. A regra de ouro (teto de endividamento público) e o teto de gastos seriam estendidos aos governos locais.
As prefeituras e os governos estaduais também poderão contingenciar (bloquear) parte dos Orçamentos dos Poderes Legislativo, Judiciário e do Ministério Público locais. Atualmente, somente a União pode contingenciar verbas de todos os Poderes. Os governos locais só conseguem bloquear recursos do Poder Executivo.
Segundo o Ministério da Economia, a PEC do Pacto Federativo acabará com a disputa judicial em torno da Lei Kandir, ao estender a transferência de royalties e participação especial do petróleo para todos os estados e municípios. Hoje, os estados negociam com a União todos os anos os repasses da Lei Kandir, que prevê que o governo federal deve compensar a desoneração de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para mercadorias primárias e semielaboradas.
A PEC também proíbe que estados e municípios se apropriem de recursos de fundos de pensão e depósitos judiciais de ações entre particulares para pagarem despesas.
Comissão de Constituição e Justiça recebe esclarecimentos sobre emissão de certidões para a Energisa
CCJR recebeu informações do secretário da Sefin e procurador geral do Estado
Embaixada do Brasil na Bolívia garante que brasileiros estão sendo assistidos durante conflitos no país
Embaixador informa que desde outubro comunidade brasileira tem sido orientada com relação às eventuais consequências de manifestações
Presidente Laerte Gomes participa de audiência para tratar do Programa Regula Rondônia
Parlamentar se reuniu com governador Marcos Rocha e deputado federal Lúcio Mosquini para discutir avanços no processo de regularização fundiária
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook