Grupos de riscos serão testados para Covid-19 em 15 cidades
Na região Central serão aplicados 14.745 testes, dos cem mil adquiridos pelo governo de Rondônia
Durante sete dias consecutivos, a partir de quarta-feira (3), pessoas inseridas nos grupos de riscos de 15 cidades da região Central serão testadas para Covid-19.
A testagem, gratuita, é uma medida do governo estadual, por meio da ação Mapeia Rondônia, que tem o objetivo de ampliar a capacidade de diagnóstico da doença em todas as regiões. Na região Central serão aplicados 14.745 testes, dos cem mil adquiridos pelo governo de Rondônia.
De 13 a 20 de junho, será realizada outra testagem em todas as cidades da região, conforme explicou o gerente regional de saúde local, Ivo da Silva. Só em Ji-Paraná serão utilizados 5.504 kits do teste rápido.
A testagem rápida é exclusiva aos indivíduos com os sintomas de Covid-19 há mais de sete dias consecutivos, como febre alta, tosse, dor de cabeça, diarreia, dor de garganta, falta de ar e cansaço.
Compõem os grupos de riscos as pessoas sintomáticas, as que apresentam os indicativos da doença e atuem na linha de frente das áreas da saúde e de segurança pública.
Funcionários do comércio e pessoas idosas e com condições de saúde pré-existentes (pressão alta, doenças cardíacas e/ou pulmonares, câncer ou diabetes), são consideradas do grupo de risco. Em Ji-Paraná, os idosos que vivem no Lar do Idoso também serão testados.
A testagem para Covid-19 acontece em dois pontos estratégicos de Ji-Paraná, a Unidade Básica de Saúde Dom Bosco é uma delas
A ação acontece em Ji-Paraná em dois pontos: na Unidade Básica de Saúde Dom Bosco, no 1º Distrito, e na Unidade Básica de Saúde Nova Brasília, no 2º Distrito. “O chamamento do público-alvo está sendo conduzido pela secretaria municipal de saúde, porém, vamos acompanhar a testagem de perto”, disse o gerente regional.
Para manter a ordem e garantir o trabalho de acordo com as orientações de distanciamento social e outras diretrizes sanitárias, um grupo de militares do Exército já está em Ji-Paraná. “É um apoio importante nesse momento para evitar aglomeração”, ressalta Ivo da Silva.
A 1ª Gerência Regional de Saúde já distribuiu os kits de teste rápido a todas as secretarias de saúde dos 15 municípios, que são: Ji-Paraná, Presidente Médici, Alvorada do Oeste, Urupá, Mirante da Serra, Nova União, Teixeirópolis, Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso, Jaru, Governador Jorge Teixeira, Theobroma, Vale do Anary, Machadinho e Costa Marques.
Idosos da Casa do Ancião recebem mensagens de carinho
Idosos da Casa do Ancião recebem mensagens de carinho durante pandemia em Rondônia
DER inicia recuperação do trecho que liga Urupá à BR-364
João Paulo Ribeiro, informou que os trabalhos iniciaram na segunda-feira (1°), e os serviços buscam atender, aproximadamente, 60 quilômetros de estrada, passando por Ouro Preto d’Oeste, Teixerópolis e Urupá
Testes rápidos chegam à região do Café
O objetivo do Governo de Rondônia é avançar na realização de testes e, desta forma, ampliar o combate e o controle da doença
Comentários
Olá! Gostei bastante da Matéria! Tomara que toda essa situação passe logo. Descubra como controlar a glicemia sem se privar de nada, comendo os mais diferentes tipos deliciosos de comidas! Acesse esse link e descubra como:https://bit.ly/controlarglicemiacomendodeliciosostiposdecomida
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook