Hospitais se preparam para futuras demandas do Covid-19

As estratégias vão além da quarentena, e abrangem a preparação das equipes e das unidades que vão receber os possíveis pacientes

Anayr Celina - Fotos: Ítalo Ricardo | Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 27 de março de 2020 às 16:06
Hospitais se preparam para futuras demandas do Covid-19

Para enfrentar a pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19), o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), antecipou os trabalhos, focando sempre na prevenção. As estratégias vão além da quarentena, e abrangem a preparação das equipes e das unidades que vão receber os possíveis pacientes.

Na sexta-feira (27), o Hospital Infantil Cosme e Damião e Pronto Socorro João Paulo II começaram a instalar as tendas e barracas para que, de forma separada, possam fazer a triagem dos pacientes com possíveis casos de covid-19, resultado da parceria com o Exército Brasileiro (17ª Brigada de Infantaria de Selva ) e com o Grupo Saga.

Os postos de triagem ficarão disponíveis pelo período mínimo de 30 dias na área externa dos hospitais, de forma que fiquem isolados dos demais pacientes. Segundo o diretor do Cosme e Damião, Sérgio Pereira, a ação visa diminuir o fluxo de pessoas dentro das unidades.

 

“Nós faremos a triagem de pacientes infantis e adultos, oferecendo toda a segurança necessária. Nossas equipes já foram treinadas e capacitadas para dar o melhor suporte”, destacou o diretor.

 

As tendas foram disponibilizadas através de parcerias com o Exército Brasileiro e empresas privadas

ATENDIMENTOS COM ENCAMINHAMENTOS

É importante ressaltar que ao sentir possíveis sintomas de Covid-19, o indivíduo deve procurar primeiro o Centro de Estratégias da Vigilância em Saúde (Cievs) e informar a situação para as equipes disponíveis 24 horas por dia, através dos números 0800 642 5398 e 0800 647 1010.

Os postos de triagem vão atender pacientes que já receberam as orientações por telefone e casos graves, evitando aglomerações nos locais.

EQUIPES PREPARADAS

A pandemia do coronavírus pegou o mundo todo de surpresa, por ser uma doença nova, sem cura e vacinação. A prevenção é a medida mais eficaz adotada pela maioria dos países, para que todos possam se proteger.

Em Rondônia, o cenário é positivo, devido aos poucos casos confirmados e a rápida ação do governo. Desde o início deste mês, equipes de saúde estão recebendo capacitações, e os hospitais estão sendo preparados para lidar com a pandemia.

A médica infectologista, Mariana Vasconcelos, explica que é importante os profissionais estarem atentos às medidas de segurança, o uso consciente dos equipamentos que estão racionados no mundo todo, entre outras medidas.

 

“Temos treinado as equipes de saúde para que possam enfrentar a pandemia com responsabilidade, evitando possíveis contaminações e uso inadequado dos equipamentos”, ressaltou a médica.

 

O Cemetron atenderá de forma exclusiva os casos confirmados de Covid-19

NOVOS LEITOS

O Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) atenderá exclusivamente os pacientes acometidos por Covid-19. A expectativa é disponibilizar nesse primeiro momento a maior quantidade de leitos equipados e com áreas de isolamento.

O Cemetron já possui sete salas prontas e mais 12 que estão em fase de finalização. Além dele, a unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI 24H) funcionará como como unidade de retaguarda, e estarão à disposição para dar qualquer suporte.

Já o Hospital Cosme e Damião possui uma ala de enfermaria separada com seis leitos prontos e equipados, e mais três alas que estão finalizando alguns ajustes, de forma que possam acolher possíveis pacientes com Covid-19 de forma segura e eficaz.

Comentários

  • 1
    image
    Falei 27/03/2020

    O vírus mortal, que nem o calor da região norte destrói, se chama: vírus desumano! Tem como hospedeiro seres humanos desprovidos de amor, de humildade, de respeito, de caridade e carregam dentro de si, muito orgulho próprio entre outros. Esse sim, é um vírus mortal, capaz de matar sem sentimentos de culpa. Esse corona que está dando carona a muitas mazelas, não tem a menor chance de sobreviver ao calor da região norte, que inclusive nos faz tomar banho a cada hora. Diga-se de passagem, que dengue e outros, são frutos de mazelas de pessoas que não limpam nem a frente de suas casas e culpam a tudo e todos, menos a si.

  • 2
    image
    luiz cesar vivi 27/03/2020

    Pra que leitos de hospitais, 750 suspeitos e vai chegar a 1,2 milhões de suspeitos, pois não fazem teste. Vamos todos voltar a trabalhar, lombriga e fome mata mais. Até agora ninguém morreu. Agora se estiverem usando o jeitinho brasileiro para omitir a verdade cabeças irão rolar.

  • 3
    image
    Entendendo?! 27/03/2020

    Aqui em Porto Velho não tem estádio de futebol? Tem espaço para a flor do maracujá e não tem para as tendas? Imagina o fluxo do lado de fora dessas unidades 😱🤦

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook