Hotel, Hostel ou Airbnb: qual escolher?

Confira vantagens e desvantagens de cada um e veja qual das opções é melhor para se hospedar!

Tudorondonia
Publicada em 21 de dezembro de 2022 às 10:34
Hotel, Hostel ou Airbnb: qual escolher?

Uma das etapas mais importantes na hora de planejar uma viagem é escolher sua hospedagem. Nesse sentido, é preciso analisar seu perfil de viajante para fazer a melhor escolha. Afinal, é melhor escolher hotel, hostel ou Airbnb?

Embora não existam apenas esses três tipos de hospedagem, eles sem dúvida são os mais populares entre os turistas. No entanto, possuem características bem diferentes e é preciso entender como funcionam antes de escolher.

Na verdade, tudo vai depender das suas expectativas como viajante, além do seu orçamento para sua viagem. Dessa forma, você poderá encontrar a opção que melhor te atende e a que cabe no seu bolso.

Então, você já sabe como um Airbnb, hotel ou hostel funcionam? Afinal, quais as vantagens e desvantagens de cada um? Veja a seguir mais detalhes de cada tipo de hospedagem e escolha qual delas é ideal para seu passeio!

Hotel: mais conforto para viajar tranquilo!

Com certeza a opção mais comum entre os viajantes, o hotel oferece maior conforto e mais comodidade. Aliás, vale lembrar que existem diferentes níveis desse tipo de hospedagem, variando entre 1 a 5 estrelas.

Isso é, quanto mais estrelas ele possui, mais confortável e mais amenidades ele oferece aos seus hóspedes. Vale mencionar que essa é a acomodação mais tradicional das 3 opções, além de oferecer serviços de quarto e outras mordomias.

Vantagens

Pois bem, o principal ponto positivo de se escolher o hotel no lugar do hostel ou Airbnb é a sua privacidade. Nesse sentido, os quartos possuem banheiro privativo e você só compartilha o cômodo se assim desejar.

Além disso, a maioria dos hotéis oferece o café da manhã incluso na tarifa da reserva, bem como serviço de quarto e frigobar. Ou seja, para quem deseja descansar, essa com certeza é a melhor opção para ficar.

Desvantagens

Embora possa parecer a melhor escolha, se hospedar em um hotel também tem seu lado negativo e a principal desvantagem está no valor. Isso é, as diárias de um hotel vão com certeza pesar no seu bolso.

Se você está fazendo uma viagem de baixo custo, pode ser complicado encontrar uma opção. Além disso, os horários de check-in e checkout não são muito flexíveis, podendo atrapalhar os planos de alguns viajantes.

Hostel: a opção ideal para quem quer socializar e pagar menos!

Agora, se você está procurando uma opção para economizar na hospedagem, com certeza o hostel sai ganhando quando comparado ao hotel ou Airbnb. Além disso, esse é o lugar perfeito para conhecer novas pessoas!

Seu nome vem do inglês e significa albergue: os quartos são compartilhados e não possuem um banheiro privativo. Além disso, eles oferecem áreas comuns onde os hóspedes podem socializar, quase como uma república.

Vantagens

Com certeza a principal vantagem de escolher o hostel para se hospedar no lugar do Airbnb ou do hotel é o preço. Isso é, o valor das diárias é significativamente menor e, portanto, um excelente custo benefício.

Ademais, essa é a opção perfeita para quem quer de fato ter contato com a cultura local e de diversos outros países. Com as áreas em comum, os hóspedes fazem amizade com pessoas do mundo todo!

Desvantagens  

Embora pareça a melhor opção quando comparado com o hotel ou Airbnb, é preciso levar em consideração a falta de privacidade no hostel. Ainda que os banheiros sejam divididos por masculino e feminino, eles são de fato compartilhados.

Além disso, esses são locais um tanto mais barulhentos, já que são os preferidos por jovens viajantes. Se você está viajando com criança, em família ou até de casal, essa não é a melhor opção de hospedagem para você.

Airbnb: sinta-se em casa enquanto viaja!

Unindo o melhor dos mundos, o Airbnb traz a opção ideal para quem quer privacidade, mas ainda assim deseja economizar. Além disso, a plataforma está presente em mais de 190 países, tornando mais prática a reserva em viagens internacionais.

Diferente do hotel ou hostel, o Airbnb oferece acomodações do tipo casa, com todos os cômodos disponíveis como sala, cozinha, quarto e banheiro. Tudo com acesso exclusivo dos viajantes que o alugaram! Vale a pena conferir.

Vantagens

Embora tenha muitos pontos positivos, a principal vantagem de escolher o Airbnb é com certeza a possibilidade de aproveitar toda a propriedade. Existem casas com piscinas, hidromassagens e muitos outros luxos.

Além do mais, Airbnbs tendem a ser mais em conta, especialmente se você vai se hospedar por mais tempo. Se você vai viajar em família ou com seu amor, essa é uma ótima escolha para se sentir em casa durante o passeio.

Desvantagens 

Se você quer viajar para descansar, escolher o Airbnb no lugar de um hotel ou até mesmo um hostel pode não ser uma boa ideia. Afinal, você vai estar encarregado de limpar o local, arrumar a cama e ainda cozinhar.

Além disso, você não tem acesso a outros serviços como recepção, camareiras, entre outros. Embora existam Airbnbs com serviços a mais, eles não são fáceis de encontrar. Então, analise com cuidado antes de escolher.

Hotel, Hostel ou Airbnb: qual escolher?

Na hora de fazer sua escolha entre um hostel, Airbnb ou hotel é preciso sempre levar em consideração o tipo de viagem que você deseja fazer. Ou seja, não criar expectativas irreais quanto a hospedagem.

Por exemplo, se a sua meta for descansar e ter maior conforto e privacidade, não importando o preço, a opção certa para você é o hotel. Afinal, você terá serviço de quarto, banheiro privativo e outros luxos.

No entanto, se você quer economizar acima de tudo, então pode ser que o hostel ou o Airbnb sejam a melhor escolha. Nesse sentido, os albergues são perfeitos para quem quer conhecer novas pessoas e mergulhar na cultura local.

Enquanto isso, os Airbnbs são opções também baratas, mas com uma privacidade maior. Contudo, lembre-se que você terá que fazer todo o trabalho como cozinhar e deixar o ambiente limpo, como se estivesse na sua própria casa.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook