Ibama apreende animais silvestres em endereços que recebiam remessas postais com cargas vivas no ES

Os animais, procedentes de criadouros não autorizados ou sem licença do órgão ambiental competente, eram mantidos em condições inadequadas

IBAMA
Publicada em 15 de fevereiro de 2020 às 12:22
Ibama apreende animais silvestres em endereços que recebiam remessas postais com cargas vivas no ES

O Ibama e a Polícia Federal (PF) cumpriram nesta quinta-feira (13/02) dois mandados de busca e apreensão de animais silvestres em Serra, região metropolitana de Vitória (ES). Até o momento foram recolhidas duas jiboias, dois coleiros e uma jandaia-de-testa-vermelha.

Os animais, procedentes de criadouros não autorizados ou sem licença do órgão ambiental competente, eram mantidos em condições inadequadas.

A Operação Thera, foi organizada após a Coordenação de Segurança dos Correios identificar uma encomenda postal com mais de vinte variedades de filhotes vivos de tarântulas guardados em ampolas, empilhadas em caixas de isopor. Além de caracterizar maus-tratos, o transporte de carga viva de forma não autorizada pela legislação pode causar a morte dos animais.

A partir de expertise técnico do Ibama, as ações de busca e apreensão nos endereços dos destinatários foram detalhadamente planejadas. Durante a operação foi identificada atividade de criação ilegal de animais silvestres, o que resultou na lavratura de dois termos circunstanciados pela PF e dois autos de infração pelo Ibama.

A investigação terá continuidade com o objetivo de identificar outros envolvidos em atividades ilegais de criação, transporte e remessa de animais silvestres por serviços postais.

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook