ICMBio combate invasão no Parque de Pacaás Novos
Presidente e Diretor do ICMBio acompanham os resultados da operação na unidade de conservação em Rondônia.
A operação terminou ontem (21) e contou com o apoio da Polícia Militar de Rondônia e fiscais do ICMBio. (Foto:Acervo/ICMBio)
O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Homero Cerqueira, juntamente com o Diretor de Planejamento, Administração e Logística , Fernando Lorencini, estão no Parque Nacional de Pacaás Novos em Rondônia e acompanharam ontem (21) o resultado das ações de combate à invasão de terra dentro da unidade de conservação, que aconteceu de 17 a 20 deste mês. A operação terminou ontem (21) e Homero agradeceu o forte apoio da Polícia Militar de Rondônia, que ajudou com 28 policiais militares junto com três fiscais do ICMBio.
O ICMBio e a Polícia identificaram desmatamentos e queimadas por invasores. Na ação, apreenderam armas e munições, que foram entregues a Polícia Federal. Nenhum invasor foi autuado, mas a vigilância permanecerá, para evitar novos danos ambientais à área protegida.
O Parque Nacional de Pacaás Novos é uma unidade de conservação federal localizada na região central de Rondônia, local quase 100% sobreposto com a Terra Indígena Uru Eu Wau Wau. Desde 2015, sofre com invasões e ocupação de grandes áreas da unidade, realizando marcação de lotes, extração ilegal de madeiras e desmatamento.
A unidade foi criada em setembro de 1979, e abriga importante patrimônio cultural indígena. O nome do Parque tem origem aos seringueiros que encontravam muitas pacas na beira do igarapé. A mata do parque é praticamente virgem e protege espécies vegetais raras na Amazônia.
Confira, no vídeo, a declaração do presidente e do chefe da unidade, João Alberto Ribeiro.
Termo de Cooperação estabelece monitoramento e fiscalização de desmatamento e incêndios florestais em Rondônia
O Termo de Cooperação tem validade de dois anos, podendo ser prorrogável quantas vezes a Sedam e o Corpo de Bombeiros acharem necessário
Municípios já podem se inscrever em seminário realizado pelo TCE-RO
O público-alvo são gestores públicos, vereadores e técnicos municipais, a exemplo de controladores, contadores, assessores jurídicos, pregoeiros, entre outros
Ceron realiza obras de manutenção nas regiões de Guajará Mirim e Nova Mamoré
A Ceron, empresa do Grupo Energisa, mobilizou 16 equipes que trabalharam por cerca de seis horas na manutenção programada preventiva de componentes danificados
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook