Idaron alerta sobre a importância da certificação das mudas de café
“Vale ressaltar que, se não comprar em viveiros certificados, o produtor corre o risco de introduzir na lavoura uma praga de difícil controle que, invariavelmente, resultará em prejuízos econômicos e queda na produção”, avalia o técnico.
O período de chuva está se iniciando, época em que os produtores de café aproveitam para o plantio de mudas em novas áreas e renovação da lavoura. Para garantir a produtividade e a manutenção da alta qualidade do produto no Estado, o Governo de Rondônia, através da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), alerta para o controle da produção das mudas e as exigências que o agricultor deve fazer na hora de adquirir a planta.
“A primeira coisa que o produtor deve exigir do viveiro é que ele apresente a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) e a nota fiscal. Ambas podem ser emitidas diretamente no site da Agência Idaron”, explica Renê Suaiden Parmejiani, Fiscal Estadual Agropecuário e coordenador da Fiscalização de Sementes e de Mudas.
As exigências, além de atender ao Programa Oficial de Prevenção e Controle de Nematoides das Galhas (Meloidogyne spp.) em mudas de café, que é reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), garantem ao produtor maior qualidade na produção e melhor resultado na colheita, com frutos economicamente competitivos. “O processo de Certificação Fitossanitária é rígido e incide diretamente sobre a lavoura, uma vez que garante a produção de mudas livres de nematoides”, salienta Renê Parmejiani, acrescentando que todo o processo está em conformidade com a Portaria 558/16, da Agência Idaron.
“Vale ressaltar que, se não comprar em viveiros certificados, o produtor corre o risco de introduzir na lavoura uma praga de difícil controle que, invariavelmente, resultará em prejuízos econômicos e queda na produção”, avalia o técnico.
Segundo ele, para o cafeicultor que está em busca de mudas, a Agência Idaron, além de realizar o controle da produção de mudas de café de alta qualidade, disponibiliza no site oficial, a lista de viveiristas inseridos no processo de Certificação Fitossanitária de Origem. “Assim o cafeicultor pode garantir a procedência das mudas e evitar colocar em risco a sanidade da lavoura e de toda a produção”. Caso o produtor encontre irregularidades, ele pode comunicar à Agência Idaron através do Disk Idaron 0800-643 4337.
Ribeirinhas são agendadas pela Seas para exames preventivos
A adjunta da Seas, Liana Silva de Almeida Lima, representou a secretária Luana Rocha
OAB/RO recebe solicitação de instalação da Comissão Especial de Direito das Famílias e Sucessões
A Comissão terá como função levar benefícios as pessoas de maneira direta e indireta, garantindo advindas da proteção dos arranjos familiares, levando segurança à cidadania e acompanhando as constantes transformações da sociedade moderna
Em reunião, Comissão discute o acompanhamento da criança autista nas escolas
Elton Assis afirma que a OAB/RO quer garantir o acompanhamento do autista conforme prevê a legislação
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook