IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS REALIZA CANTATA EM HOMENAGEM À REFORMA PROTESTANTE

Para a comemoração acontecer o maestro Celestino, responsável pelo evento, conta que foi um desafio. Sabia que não seria fácil a missão, até porque não existe cantata com esse tema, porém aceitou o desafio e todos foram à luta

Jêile Schwambach Fotos: Timá Máximo
Publicada em 15 de novembro de 2022 às 09:36

Em comemoração ao Dia da Reforma Protestante, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Porto Velho realizou neste domingo, dia 13 de novembro de 2022, às 18h30, a Cantata “O Justo viverá pela Fé”, no Grande Templo, na rua Pastor Messias Barbosa.

O dia da Reforma protestante é comemorado em 31/10/2022, mas, como essa data foi o dia da eleição, a comemoração foi adiada para 13/11/2022. Após dias de ensaios e muita dedicação, os corais de crianças, jovens e adolescentes, e o coral Harmonia Santa apresentaram sua obra pioneira.

Para a comemoração acontecer o maestro Celestino, responsável pelo evento, conta que foi um desafio. Sabia que não seria fácil a missão, até porque não existe cantata com esse tema, porém aceitou o desafio e todos foram à luta.

“Fomos garimpar as obras de Lutero. Na verdade, fizemos uma releitura das Obras de Lutero. Como é um estilo de época, nós preferimos nessa releitura manter a originalidade; chegamos a apresentar um estilo que o antecedeu, que é um canto gregoriano. As demais músicas, ao estilo coral, que na época era um tempo de polifonia. Então procuramos manter e não colocamos arranjos pesados, mas que mantivesse a característica principal. Foi difícil, cansativo, poucos ensaios, mas alcançamos os objetivos, graças a Deus”, pontua o maestro.

De acordo com Celestino “a mensagem da Reforma acontece todo dia, ela é diária, é atual, nós devemos nos reformar sempre, porque a Palavra de Deus se renova a cada dia”.

Após a apresentação da cantata, Pr. Nelson Luchtenberg fez um breve resumo sobre a Reforma Protestante. Leu Romanos 1:16-17, agradeceu a presença de todos e os abençoou com a oração.

A festa foi concluída ao som da música oficial da Reforma, “Castelo Forte”, apresentada por todos os corais da igreja. Os participantes se inteiravam e aprendiam a história da Reforma através dos cartazes no saguão da entrada da igreja, que por sinal, estavam “muito atraentes”!

Resumo sobre a história da Reforma Protestante

Em 1517 o monge agostiniano Martinho Lutero iniciou em Wittenberg, na Alemanha, uma proposta de reforma doutrinária da Igreja Católica.

Martinho Lutero julgava incoerente a prática da venda de indulgências e outros ensinos da Igreja. Inconformado resolveu escrever um manifesto conhecido como as 95 teses de Lutero, as quais afixou na porta da Paróquia de Wittenberg no dia 31 de outubro de 1517. Após a notoriedade de suas ideias, o Papa Leão X, em 1520, excomungou Lutero e os seus seguidores, nascendo então o luteranismo.

Martinho Lutero traduziu a bíblia para o alemão durante o período que esteve recolhido no Castelo de Wartburg, sob a proteção do Príncipe Frederico 3º, Eleitor da Saxônia, sob o nome de Junker Jörg. As igrejas evangélicas devem muito à corajosa atitude de Martinho Lutero, por ter enfrentado o “sistema religioso” de sua época, e, com a graça de Deus, iniciar o maior movimento de reforma cristã da história do cristianismo.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook