Incra entrega títulos em Ji-Paraná e firma parceria com o IFRO
Instituto entrega 14.519 títulos em 2021 e firma parceria com IFRO de R$ 22,8 milhões para georreferenciamento de terras
Em um evento marcado pela presença de agricultores e povos indígenas, o governo federal realizou a entrega simbólica de documentos da terra – Títulos de Domínio e Contratos de Concessão de Uso (CCU) – na sexta-feira (17), em Ji-Paraná (RO), no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, representando um total de 14.519 documentos titulatórios distribuídos na zona rural de cinquenta municípios rondonienses em 2021.
Participaram do evento a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Geraldo Melo Filho, e o governador de Rondônia, Marcos Rocha, além de parlamentares federais e estaduais.
Quatro famílias de agricultores receberam seus títulos no local. A viúva Claudete Terezinha dos Santos, de Alta Floresta do Oeste (RO), está em seu lote desde 1985. Segundo ela, “o momento é muito gratificante, é uma conquista, porque corri muito atrás desse documento. Esperamos muitos anos por ele”. A agricultora vive no local com seus dois filhos, onde desenvolvem a pecuária de corte. “É um momento de glória”, concluiu.
A titulação das terras, de acordo com o presidente do Incra, Geraldo Melo, é uma das metas prioritárias do Governo Federal, e tem apresentado o melhor desempenho dos últimos anos. “A soma dos documentos emitidos pelo Incra, nesse período, ultrapassa os 14 anos de governos anteriores”, comemorou.
A ministra Tereza Cristina assegurou que muitos eventos como esse acontecerão no próximo ano. “Estamos fazendo um esforço para que todos possam receber o tão sonhado título. A missão daqui para frente é regularizar, regularizar”, garantiu.
Parceria com IFRO
Também no local foi assinado o Termo de Execução Descentralizada (TED) no qual o Incra e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) firmam parceria para o georreferenciamento de lotes e perímetros em projetos de assentamento da reforma agrária e glebas públicas federais de Rondônia. O valor da proposta é de R$ 22.814.253,39, prevê também a supervisão ocupacional e a elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de lotes em assentamentos para cerca de 11 mil famílias.
Para o superintendente regional do Incra, Mário Moacir de Almeida, esse é um momento histórico em que dois institutos federais celebram uma parceria muito promissora para Rondônia, onde o Incra faz o aporte do recurso e o IFRO atua com a expertise técnica.
IBGE abre Processo Seletivo Simplificado para o Censo Demográfico de 2022
São mais de 200 mil vagas em todo o Brasil. Garanta já sua inscrição no site da FGV Conhecimento
Ibama acompanha soltura de quelônios no Parque Estadual Corumbiara/RO
Participação do Instituto, em apoio à Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, garantiu o retorno seguro das tartarugas ao seu habitat
Funai fornece apoio logístico para escoamento da produção indígena de castanha em Rondônia
Com uma estimativa de produção de 400 toneladas na safra 2021-2022, a coleta deve mobilizar cerca de 1,2 mil indígenas em castanhais nativos de cinco Terras Indígenas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook