Infeliz ano novo a todos

Como desejar um feliz ano novo se as crianças da zona rural daqui continuarão sem aulas e a cidade ficará ainda mais suja, fedorenta e imunda?

Professor Nazareno*
Publicada em 10 de janeiro de 2020 às 09:27
Infeliz ano novo a todos

Estão certas as pessoas que dizem que o brasileiro precisa ser estudado. Povo em sua maioria hipócrita, ignorante e sem noção do bom senso, ri de sua própria desgraça e infortúnio. E pior: se considera feliz e realizado. Em Rondônia também não é muito diferente. De um modo geral, os rondonienses são a cópia perfeita de seus conterrâneos de outros Estados do país. Vi muitas pessoas, durante as festas de fim de ano, sorrindo e desejando um feliz ano novo para seus amigos, conhecidos e familiares sem perceberem a besteira que estavam fazendo. Como pode um sujeito que nasceu em Rondônia, mora em Porto Velho, é “bolsomínion” e ainda por cima flamenguista, ter o mínimo de otimismo e bom senso? Para a alegria de muitos porto-velhenses, eu não moro mais aqui, não torço pelo Flamengo e jamais teria votado no Bolsonaro. Eu é que sou feliz.

Mas não sou. Pois de onde estou morando, leio alguns comentários em meus textos e me divirto demais. Primeiro com os ataques sistemáticos à gramática normativa. Fato este que demonstra nitidamente tratar-se de semianalfabetos ou analfabetos funcionais. Depois me bate uma tristeza sem fim: percebo que cidadãos continuam lendo o Professor Nazareno como se não existissem autores consagrados, best-sellers, ganhadores do prêmio Nobel de Literatura, dentre muitos outros reconhecidos escritores. Ler o que escrevo demonstra bem o nível destas pessoas. E a compreensão dos fatos? Muitos ainda não saíram da Idade da Pedra e desconhecem coisas simples como censura, liberdade de expressão e democracia e ainda se metem a comentar sobre os assuntos que desconhecem. Iletrados, burros ou mal intencionados.

Por isso, os textos que mais chamam a atenção são, claro, os que falam de futebol. O “Framengo” é o recordista de comentários esdrúxulos, tolos e patéticos desses leitores de araque. O “Mito” vem a seguir com a sua legião de seguidores e adoradores. Não percebem os infelizes que serão eternas massas de manobra desses mesmos políticos. Como pode, numa situação de caos social, de desastre ambiental, de fome, de desemprego e de miséria latente na sociedade, um cidadão sorrir e ainda por cima desejar um feliz ano novo para o outro? Deve ser coisa de brasileiro mesmo. E de rondoniense. Surreal: muitos estão preocupados se o “Mister” continuará como técnico do Flamengo ou se o “Bozo” vai mesmo se candidatar às eleições presidenciais em 2022. Sim, por que aqui dizem estar tudo definido: o Dr. Hildon Chaves será reeleito.

A estupidez e a burrice alheias são risíveis, infelizmente. E por isso muitos desses cidadãos são seguidores do Olavo de Carvalho e de sua trupe. Sua visão de mundo muitas vezes se resume aos seus toscos sentimentos e emoções. O Flamengo é um bom time de futebol? No Brasil e na América do Sul atualmente é. Porém quando se compara às boas equipes da Europa, o desnível é colossal. Jogando contra o Liverpool, por exemplo, não tinha como não torcer pelo time inglês. O melhor futebol tem que prevalecer sempre. Já na questão política fico depressivo quando escrevem que eu sou petista ou de esquerda. É a mesma tristeza e infelicidade que um sujeito deveria sentir quando o chamam de direitista ou de “bolsomínion”. E ninguém devia gostar de ser chamado de ladrão ou fascista. Como desejar um feliz ano novo se as crianças da zona rural daqui continuarão sem aulas e a cidade ficará ainda mais suja, fedorenta e imunda?

*Foi Professor em Porto Velho.

Comentários

  • 1
    image
    Bento Arruda 16/01/2020

    ESSE KLEITON AYALA, ME PARECE MUITO "AMIGUINHO" DO PROF. NAZARENTO. ACHO QUE O DIEITO A LIVRE OPINIÃO DAS PESSOAS DEVE SER RESPEITADA, OU TODO MUNDO DEVEL DIZER AMÉM AO PROF. NAZARENTO, PELAS ASNEIRAS QUE ELE FALA. ELE FALA ISSO PA PROVOCAR MESMO A NOSSA INDIGNAÇÃO. PORTO VELHO NÃO É A PASSARGADA DO PROFESSOR, MAS FOI AQUI QUE ELE TEVE SUCESSO E GANHOU A VIDA. KLEITON AYALA, OU VOCE É O PROPRIO PROF. NAZARENTO, "TRAVESTIDO" DE KLEITON OU ALGUM PUXA SACO DELE. DEIXE AS PESSOAS SE MANIFESTAR, É ASSIM QUE O PROFESSOR GANHA VIDA E FAMA.

  • 2
    image
    Bento Arruda 16/01/2020

    ME LEMBRO DESSA FIGURA, DANDO AULA EM SUA ESCOLA "ESTADUAL" QUANDO ALGUNS ALUNOS COMENTAVAM SOBRE UMA PESCARIA QUE TERIAM FEITO NUM FIM DE SEMANA, ELES COMENTAVAM "PEGUEMOS UNS 20 PEXES, FUMOS EM 5 PESSOAS" O PROFESSOR SEMPRE VIGILANTE PAROU E DISSE CALMA SENHORES, EM QUANTAS PESSOAS VOCES ESTAVAM, 5 NÉ, ENTÃO NÃO É FUMO É FUMOS. ESSE É O NOSSO INCORRIGIVEL PROFESSOR NAZARENTO. DISSE QUE NÃO MORA MAIS EM PORTO VELHO. POR FAVOR VOLTA PROFESSOR, VAMOS LANÇAR O #VOLTA NAZARENTO. QUEM MAIS VAI NOS DIVERTIR NOS CLASSIFICANDO SEMPRE DO QUE EXISTE DE PIOR TANTO EM RONDONIA COMO EM SEUS HABITANTES.

  • 3
    image
    Kleiton Ayala 13/01/2020

    O raivoso comentarista Agnaldo, em suas duas manifestações, mostrou que nada aprendeu das leituras que ele afirma haver feito. Se absorveu algo, tudo desceu a seus intestinos, onde, com sua arrogância e imbecilidade, mandou o bolo alimentar subir ao cérebro, onde tudo se misturou e essa é a razão de ele defecar, ao invés de pensar. Seu linguajar chulo e de baixíssimo nível, explicita tratar-se de um asinino da gema. Por essas e outras, o Professor Nazareno prossegue escrevendo e conseguindo divertir-se, arrancando de gente tola essas manifestações iradas e idiotas. Aguinaldo! Não escreva com tanta sinceridade (baixarias). Tua imagem diante de leitores conscientes está derretida.

  • 4
    image
    ademar 11/01/2020

    Agora ele tem mais uma "qualidade", MENTIROSO, não saiu de Porto Velho coisa nenhuma, isso não tem quem queira em outras cidades.

  • 5
    image
    Agnaldo 11/01/2020

    Eu leio seus artigos, mas também já li livros como: OS MISERÁVEIS, GERMINAL, ESCOLA DE MULHERE, ESCOLA DE MARIDOS, MORRO DOS VENTOS UIVANTES, JANE EYRE, E OUTROS LIVROS DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS.... como também, muitos artigos de revolucionários, etc. Aliás, gosto de ler tudo, inclusive, artigos como os seus....os quais aprovo, pois são exposições que tentam incutir na cabeça dos desinformados a verdadeira razão da vida , que é viver plenamente o que deveria: ter as necessidades básicas satisfeitas com o mínimo de respeito dos gestores que só querem para si. Mas vejo que essa empreitada está cada vez mais difícil ,pois precisaria o Brasil repaginar tudo, desde o início.

  • 6
    image
    Agnaldo 10/01/2020

    Graças a Deus, que já foi pra casa do caralho!! Seu idiota, patético e metido a intelectual de merda... Um verdadeiro merda que espalhava mais fedor na cidade de PVH com seus pensamentos chulos, depreciantes, que atinge até hoje cidadãos dessa terra que te sustentou e sustenta até agora... Pela primeira e ultima vez li seu artigo e lamento a este jornal em pagar pra publicar tamanho. Espero que seu ano seja tão infeliz quanto você mesmo é e merece ser.... IDIOTA!!!

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook